InícioNotícias da IgrejaSínodo: 300 sacerdotes de todo o mundo se reunirão em Roma

Sínodo: 300 sacerdotes de todo o mundo se reunirão em Roma

Published on

A iniciativa atende à solicitação feita pelos participantes da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em 2023, expressando a necessidade de envolver os diáconos, presbíteros e bispos de forma mais ativa no próximo processo sinodal.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (04/02/2024 11:27, Gaudium Press) O evento, programado para o período de 28 de abril a 2 de maio, foi organizado pela Secretaria Geral do Sínodo e pelo Dicastério para o Clero, em colaboração com os Dicastérios para a Evangelização e para as Igrejas Orientais, com o intuito de ouvir e valorizar a experiência dos sacerdotes das Igrejas locais, oferecendo-lhes a oportunidade de viver o dinamismo do trabalho sinodal em nível universal.

Os 300 sacerdotes, escolhidos pelas Conferências Episcopais e pelas Igrejas Orientais Católicas, participarão de um encontro mundial de escuta, oração e discernimento no Vaticano, intitulado “Párocos para o Sínodo. Um Encontro Internacional”.

A iniciativa responde à indicação expressa pelos participantes na primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (4-29 de outubro de 2023) que, no relatório de síntese, identificaram a necessidade de “desenvolver meios para uma participação mais ativa dos diáconos, presbíteros e bispos no processo sinodal do próximo ano. Uma Igreja sinodal não pode prescindir das suas vozes, das suas experiências e das suas contribuições”. O encontro exigirá o envolvimento ativo dos participantes com mesas para compartilhar boas práticas, oficinas sobre propostas pastorais, diálogo com especialistas, celebrações litúrgicas.

Critérios de participação

O número de participantes foi estabelecido com base em critérios semelhantes aos utilizados na eleição dos membros da Assembleia Sinodal. Para a Igreja de rito latino, de acordo com o número de membros de cada conferência episcopal, deverá ser designado: um representante para as conferências episcopais com no máximo 25 membros; dois representantes para as conferências episcopais com 26 a 50 membros; três para conferências episcopais com 51 a 100 membros; quatro para conferências episcopais com mais de 100 membros.

A isto deve acrescentar-se um sacerdote de cada continente, representando as circunscrições eclesiásticas sem uma conferência episcopal. Para as Igrejas Orientais Católicas: um representante para cada Sínodo dos Bispos ou Conselho de Hierarcas das Igrejas Orientais Católicas com no máximo 25 membros; dois representantes para cada Sínodo ou Conselho com 26 a 50 membros; três representantes para cada Sínodo ou Conselho com mais de 50 membros.

Na escolha dos participantes, as Conferências Episcopais e as Igrejas Orientais Católicas foram encorajadas a considerar, na medida do possível, os seguintes critérios: dar preferência a pastores com experiência significativa na perspectiva de uma Igreja sinodal; procurar representar variedade de contextos pastorais (rurais, urbanos, contextos socioculturais específicos, etc.). Os resultados do encontro contribuirão para a elaboração do Instrumentum laboris, documento de trabalho para a segunda sessão da Assembleia Sinodal, em outubro de 2024.

Com informações Vatican news

The post Sínodo: 300 sacerdotes de todo o mundo se reunirão em Roma appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Justiça extingue ação civil pública contra Arautos do Evangelho

Mídia sensacionalista e inescrupulosa amplificou acusações que afrontam a ética jornalística. Caso relembra o...

Implicações geopolíticas da visita do Cardeal Parolin à Ucrânia

As próximas eleições nos EUA podem já estar exercendo influência na situação da Ucrânia. Redação...

Teto de igreja dedicada a São Gregório Magno desaba no México

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu por conta de uma falha...

Senado Federal aprova Frente Parlamentar Católica

O grupo representará e defenderá “os interesses de significativa parcela da população brasileira que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...