20.2 C
São Paulo
quinta-feira, junho 24, 2021

Sínodo dos Bispos será realizado em três fases

O tema escolhido para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, anunciado em março do ano passado, é “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Cidade do Vaticano (21/05/2021 16:16, Gaudium Press) O próximo Sínodo dos Bispos, marcado para outubro de 2023, será descentralizado, seguindo um caminho de três anos articulado em três fases: diocesana, continental e universal.

Tema da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

O tema escolhido para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, anunciado em março do ano passado, é “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O itinerário sinodal recebeu aprovação do Santo Padre.

Segundo anunciado pela Santa Sé, os preparativos para o encontro terão início nos dias 9 e 10 de outubro deste ano, tanto no Vaticano quanto nas Dioceses e contará com a participação do Papa Francisco. No dia 17 de outubro será aberto o sínodo nas Dioceses, presidido pelos respectivos Bispos.

Fases diocesana, continental e universal

As primeiras duas fases, diocesana e continental, ocorrerão entre outubro de 2021 e outubro de 2023, dando vida a dois diferentes Instrumentum Laboris (o Documento de Trabalho). A fase conclusiva será em nível de Igreja Universal.

A ideia desta divisão é permitir a escuta real do Povo de Deus, garantindo a participação de todos no processo sinodal. “Não é só um evento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio episcopal e o Bispo de Roma, cada um segundo a própria função”, diz o documento. (EPC)

The post Sínodo dos Bispos será realizado em três fases appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Ultimas Notícias