InícioNotícias da IgrejaSiracusa celebra 70 anos do milagre da lacrimação de Nossa Senhora

Siracusa celebra 70 anos do milagre da lacrimação de Nossa Senhora

Published on

A diocese italiana de Siracusa, na Sicília, está celebrando os 70 anos do milagre da lacrimação de Maria

960px Santuario Madonna delle Lacrime Syracuse

Fonte: Wikipedia. Créditos: Di Hein56didden.

Redação (25/08/2023, 14:25 Gaudium Press) Por ocasião do septuagésimo aniversário do milagre da lacrimação de Nossa Senhora, ocorrido em Siracusa, na Itália, a diocese está promovendo uma série de programas para comemorar a data.

“Os habitantes de Siracusa precisam redescobrir Maria. O 70º aniversário é uma oportunidade para aprofundar esse acontecimento extraordinário da Lacrimação de Nossa Senhora, que a Providência divina quis que ocorresse aqui, nesta cidade, nesta Sicília”, foram as palavras de Dom Aurelio Russo ao apresentar o programa festivo e exortar a devoção dos fiéis.

O programa de comemoração começa nesta sexta-feira, 25 de agosto, com uma passeata chamada “Pedalando na História com Maria”, na qual os fiéis percorrerão o trajeto na cidade acompanhando o quadro miraculoso que será deslocado em bicicleta. No sábado (26), será apresentado ao público o livro intitulado “São Lágrimas de Oração: Por uma Espiritualidade de Lágrimas”, escrito por Dom Carlo Fatuzzo.

No domingo (27), está prevista uma Missa com o Arcebispo Francesco Lomanto, seguida pela dramatização de uma Via Sacra, escrita por Giorgio Orefice, uma das testemunhas oculares do milagre. Já a segunda-feira (28) será dedicada à oração e à vigília.

De 29 de agosto a 1º de setembro, nos quatro dias do aniversário do milagre, Missas serão celebradas por diferentes autoridades. Primeiramente, pelo Arcebispo de Siracusa, Dom Francesco Lomanto; no dia 30 pelo Arcebispo de Cagliari e secretário geral da Comissão Episcopal Italiana, Dom Giuseppe Baturi; no dia 31 será a vez de Dom Paolo Ricciardi, Bispo auxiliar de Roma; e, por fim, no dia 1º de setembro, será o Cardeal Stanisław Jan Dziwisz, secretário pessoal de João Paulo II e Arcebispo emérito de Cracóvia.

As festividades se encerrarão no dia seguinte, com um momento de reflexão presidido pelo Cardeal Jan Dziwisz. A Penitenciaria Apostólica concedeu indulgência plenária aos fiéis que participarem das celebrações.

Milagre da lacrimação de Nossa Senhora

O milagre da lacrimação de Nossa Senhora, em Siracusa, aconteceu em 1953. O jovem casal Angelo e Antonia Lucia Iannuso possuía um quadro do Imaculado Coração de Maria em alto relevo. O busto da Virgem é de gesso esmaltado e ficava à cabeceira da cama do casal.

Antonia foi a primeira a notar as lágrimas no quadro. Alguns familiares acharam que se tratava de alucinação da jovem mulher, que estava grávida e tinha a saúde debilitada. No entanto, eles observaram a imagem de perto e constataram o fenômeno.

A notícia se espalhou rapidamente pela cidade, e logo a casa do casal Iannuso se viu cercada por uma multidão. As lágrimas voltaram a brotar dos olhos da imagem no dia seguinte. O quadro foi colocado diante da multidão, e alguns cinegrafistas puderam gravar o milagre.

As lágrimas correram pelo menos 58 vezes dos olhos da imagem da Virgem até o dia 1º de setembro. Uma comissão científica, constituída por médicos, foi chamada para examinar o misterioso líquido que havia sido recolhido durante as lacrimações. Os testes comprovaram que a composição química do fluido era a mesma de uma lágrima humana.

Ainda assim, o Arcebispo de Siracusa na época, Dom Ettore Baranzini, manteve-se cauteloso e aguardou a decisão do Vaticano sobre a veracidade do milagre. Após uma comissão de estudos sobre o fenômeno, o episcopado da Sicília reconheceu o fenômeno como extraordinário em dezembro de 1953. (FM)

The post Siracusa celebra 70 anos do milagre da lacrimação de Nossa Senhora appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Justiça extingue ação civil pública contra Arautos do Evangelho

Mídia sensacionalista e inescrupulosa amplificou acusações que afrontam a ética jornalística. Caso relembra o...

Implicações geopolíticas da visita do Cardeal Parolin à Ucrânia

As próximas eleições nos EUA podem já estar exercendo influência na situação da Ucrânia. Redação...

Teto de igreja dedicada a São Gregório Magno desaba no México

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu por conta de uma falha...

Senado Federal aprova Frente Parlamentar Católica

O grupo representará e defenderá “os interesses de significativa parcela da população brasileira que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...