InícioNotícias da IgrejaSolenidade de Cristo Rei do Universo

Solenidade de Cristo Rei do Universo

Published on

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

(branco, glória, creio, prefácio próprio – ofício da solenidade)

O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor, a ele glória e poder, pelos séculos dos séculos (Ap 5,12; 1,6).

Com a solenidade de Cristo, Rei do universo, concluímos o ano litúrgico. Seu reino não se identifica com os reinos do mundo – edificados num poder que, muitas vezes, oprime e exclui – mas se baseia na verdade de seu amor, por ele testemunhada em nosso favor. O reino proclamado por Jesus é um reino que liberta e inclui. Celebremos em comunhão com os cristãos leigos e leigas, cujo dia comemoramos hoje.

Primeira Leitura: Daniel 7,13-14

 

Jesus Cristo é o Filho do Homem, o alfa e o ômega, o Rei do universo. Acolhamos os valores e a verdade do seu reino, revelados pela Palavra de Deus.

Leitura do livro do profeta Daniel – 13“Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.” – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 92(93)

 

Deus é rei e se vestiu de majestade, / glória ao Senhor!

1. Deus é rei e se vestiu de majestade, / revestiu-se de poder e de esplendor! – R.

2. Vós firmastes o universo inabalável, † vós firmastes vosso trono desde a origem, / desde sempre, ó Senhor, vós existis! – R.

3. Verdadeiros são os vossos testemunhos, † refulge a santidade em vossa casa / pelos séculos dos séculos, Senhor! – R.

Segunda Leitura: Apocalipse 1,5-8

Leitura do livro do Apocalipse – 5Jesus Cristo é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. 7Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão, também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 8“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso”. – Palavra do Senhor.

Evangelho: João 18,33-37

Aleluia, aleluia, aleluia.

É bendito aquele que vem vindo, / que vem vindo em nome do Senhor, / e o Reino que vem seja bendito, / ao que vem e a seu Reino, o louvor! (Mc 11,9s) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 33Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34Jesus respondeu: “Estás dizendo isso por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim?” 35Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?” 36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

A pergunta de Pilatos – “Tu és o rei dos judeus?” – coloca o processo no terreno político. Se é verdade que Jesus é o rei dos judeus, então constitui ameaça para o representante do Império Romano. Jesus responde que seu reino é de outra ordem; não é deste mundo, portanto não é perigoso para Roma. Sua realeza não está a serviço de uma sociedade fundada na injustiça e na opressão. Para Jesus, ser rei não é explorar e tirar proveito das pessoas, diminuindo-lhes a vida. Ao contrário, é servir até a doação da própria vida. A realeza de Jesus vem do alto e está assentada sobre a verdade (projeto de Deus). Seus seguidores são os que estão do lado da verdade. De que lado está Pilatos? Longe de comprometer-se com a verdade, Pilatos desconversa. Sua escapatória indica que não aceita Jesus.

(Dia a dia com o Evangelho 2024)

fonte: paulus

Últimas Notícias

“O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco

The post “O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco...

São Dâmaso I – papa

Dâmaso, de origem espanhola, nascido pelo ano de 305, papa de 366 a 384,...

Quarta-feira da 2ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor vai chegar...

Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...