InícioNotícias da IgrejaStudium Biblicum Franciscanum celebra o seu centenário

Studium Biblicum Franciscanum celebra o seu centenário

Published on

O Studium Biblicum Franciscanum – ou “Franciscanum”, como é mais comumente conhecido – é uma instituição acadêmica que pertence à família franciscana com sede em Jerusalém e é parte integrante da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, da qual constitui a Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia.

Foto: Vatican media

Foto: Vatican media

Redação (18/01/2024 17:51, Gaudium Press) Encerraram-se as celebrações do centenário do Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, ocorridas em Roma nos dias 15 e 16 de janeiro. Contudo, uma exposição especial permanecerá aberta até o dia 27 de janeiro.

O Studium Biblicum Franciscanum é uma instituição acadêmica que pertence à família franciscana com sede em Jerusalém e é parte integrante da Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, da qual constitui a Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueologia. Ademais, é a única universidade católica na Terra Santa que oferece estudos bíblicos regulares de graduação e doutorado, cursos de arqueologia, história e geografia da Terra Santa, além de visitas a locais bíblicos.

O irmão Massimo Fusarelli, superior geral dos franciscanos, em uma entrevista ao Vatican News, reiterou que o Studium Biblicum Franciscanum existe para o povo de Deus. Os estudantes têm a oportunidade de explorar os locais bíblicos e aprender os idiomas locais, preparando-se para, posteriormente, servir ao povo em seus países. Eles retornam com uma experiência única que só pode ser adquirida na Terra Santa. “É por isso que esta universidade é nossa pérola”, destacou o Superior Geral Franciscano.

Compreensão mais profunda das Escrituras

Durante uma conferência realizada na Universidade Antonianum, em 16 de janeiro, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, frisou que os estudantes desta universidade adquirem uma compreensão mais profunda das Sagradas Escrituras por meio do contato direto com a Terra Santa durante seus estudos. Ele enfatizou o “caráter distintivo” da universidade como instituição científica qualificada que permite oferecer uma contribuição adequada.

Conforme salientado na entrevista ao Vatican News pelo Irmão Rosario Pierri, decano do Studium Biblicum Franciscanum, a universidade se baseia em uma tradição de 800 anos de presença franciscana na Terra Santa e em pesquisas históricas e geográficas realizadas ao longo dos séculos. “Essa é a experiência que transmitimos aos nossos alunos e que eles compartilham em seus países”, acrescentou o Frei Pierri.

O dom dos estudos

O padre Wojciech Węgrzyniak, Ph.D., professor da Universidade Papa João Paulo II, em Cracóvia, e graduado pela Universidade Bíblica Franciscana, sublinhou como a oportunidade de estudar em Jerusalém lhe permitiu aprender sobre a Palavra de Deus, onde ela se fez carne.

“Graças aos professores e arqueólogos que, no decorrer de seu trabalho, descobriram grande parte da Terra Santa, pude tocar esses lugares que nos remetem aos tempos bíblicos. Foi algo único”, afirmou. Ele também compartilha sua experiência: “Vi professores subindo a Via Sacra ou rezando no Gólgota, participando da liturgia. Eles são um exemplo de como viver o que ensinam”, disse ele.

Na Terra Santa, além do Estudo Bíblico Franciscano, a atividade de estudos bíblicos é realizada pelo Centro Dominicano École Biblique et Archéologique Française, que tem o direito de conferir doutorado em estudos bíblicos, e pelo ramo jesuíta do Pontifício Instituto Bíblico em Roma.

Com informações Vatican News

The post Studium Biblicum Franciscanum celebra o seu centenário appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Arquidiocese de São Paulo promove peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida

Esta é a 123ª edição do evento, que seguirá o lema “Maria, vem conosco...

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...