InícioNotícias da IgrejaSumo Sacerdote, rejeitado pelos seus…

Sumo Sacerdote, rejeitado pelos seus…

Published on

“Veio para o que era seu, mas os seus não O receberam” (Jo 1, 11).

Redação (09/12/2022 13:55, Gaudium Press) Os pastores foram os únicos a acorrer à Gruta; a cidade de Belém rejeitou a Sagrada Família; Herodes matou milhares de inocentes por ódio a Jesus…

Essas afirmações, tão repetidas, quase poderiam ser consideradas lugares-comuns. Houve, porém, na noite de Natal, uma ausência pouco comentada: a da classe sacerdotal.

Por ter sido posto a serviço de Deus, o ministro sagrado, mais do que qualquer outro homem, deve viver exclusivamente em função do Altíssimo. Mas, se não for fiel à sua missão, ele se fechará em si mesmo, apropriar-se-á dos dons recebidos e acabará por apodrecer. Como corruptio optimi pessima est,1 não raro o veremos, no final da estrada, a serviço do mal…

Deus tinha concedido à classe sacerdotal os dons necessários para reconhecer a plenitude dos tempos. Assim, quando Herodes convocou os “príncipes dos sacerdotes” a fim de perguntar-lhes onde haveria de nascer o Messias, eles lhe responderam sem hesitar (cf. Mt 2, 4-6). Ora, se sabiam pela tradição e pela Sagrada Escritura o que estava por acontecer, por que não foram os primeiros a acorrer para venerá-Lo?

Certa vez, Jesus disse: “Hipócritas!… Como não sabeis reconhecer o tempo presente?” (Lc 12, 56). Na ocasião o Divino Mestre falava ao conjunto do povo, mas esse severo epíteto seria por Ele aplicado, com ainda maior propriedade, para descrever a atitude dos fariseus e saduceus, a classe sacerdotal de sua época.

Manipulando a Lei mosaica, tinham eles criado uma religião distinta da verdadeira, destinada a conservar seu domínio sobre a população. E, quando a Boa-Nova do Evangelho frustrou suas ambições terrenas, voltaram-se contra Nosso Senhor: rejeitaram-No, combateram-No e, por fim, O crucificaram.

A ausência de sacerdotes na Gruta de Belém foi, portanto, o primeiro sinal do deicídio e o prenúncio das grandes perseguições que, ao longo dos séculos, conduziriam à morte milhões de almas inocentes, pois a pior das sanhas é aquela que se radica no ódio religioso.

Hoje a igualdade é endeusada, e a liberdade, enaltecida até os extremos limites. Entretanto, sintomas inquietantes apontam para um retorno aos tempos obscurantistas das perseguições, sejam elas pagãs ou feitas em nome da deusa razão. Igrejas, sacerdotes e fiéis cristãos tornaram-se alvo da mais radical intolerância.

Estará nos reservando o século XXI a surpresa de uma nova guerra de religião, marcada por um ódio gratuito, calunioso e cruel? Será ela conduzida por líderes que doutrinam as massas agindo como verdadeiros sacerdotes da irreligião?

Na perspectiva de tal hipótese vir a se realizar, torna-se indispensável haver presbíteros santos, íntegros e fervorosos, capazes de sustentar a esperança dos fiéis em meio à escuridão causada pelos preconceitos anticristãos.

Peçamos ao Menino Jesus, Sumo, Único e Perfeito Sacerdote, que conserve sempre na terra os verdadeiros sacerdotes de Cristo, promotores da fé, capazes de conferir às almas a eles confiadas uma união e uma resistência inabaláveis, que nada pode destruir.

Texto extraído da Revista Arautos do Evangelho n. 216, dezembro 2019.

The post Sumo Sacerdote, rejeitado pelos seus… appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

34 novos recrutas prestam juramento na Guarda Suíça

A cerimônia de juramento celebra o sacrifício de 147 guardas suíços mortos em combate...

Bispos alemães aprovam Comissão Sinodal contrariando declaração anterior

A narrativa faz lembrar a fábula do “O Pastor Mentiroso e o Lobo”. Relato...

São Domingos Sávio, primeiro Santo Salesiano

Na vida de São Domingos Sávio, cuja memória a Igreja celebra no dia 6...

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...