InícioNotícias da IgrejaTemplários pedem que Papa restabeleça Ordem do Templo

Templários pedem que Papa restabeleça Ordem do Templo

Published on

A Associação Ordem Soberana do Templo de Cristo está exigindo que o Papa Francisco reabilite a Ordem do Templo, suspensa desde 1312

Templarios templo 12 1

Redação (12/10/2023 11:30, Gaudium Press) Conforme noticiado pela agência Europa Press, a Associação Ordem Soberana do Templo de Cristo está apresentando um pedido de conciliação, solicitando que o Papa Francisco restaure a Ordem suspensa em 1312 pelo Papa Clemente V.

De acordo com o documento do pedido, ao qual a Europa Press teve acesso, os atuais templários argumentam que a suspensão da Ordem do Templo em 1312 pelo Papa Clemente V, durante o Concílio de Vienne com a Bula Vox Calamantis, foi ilegítima. Alegam que a Ordem foi suspensa não por meio de uma sentença judicial, mas por uma Ordenança Apostólica promulgada sob pressão do rei da França, Filipe o Belo, o que consideram um grave erro.

A Associação também argumenta que o processo de encerramento da Ordem foi infame e a dissolução ocorreu sem a apresentação de provas. Como informa o documento da Associação, no momento da dissolução, os templários contavam com mais de 15 mil cavaleiros, dos quais 650 foram mortos, entre eles, o próprio Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Molay, que foi queimado na fogueira em 18 de março de 1314.

Além de pleitear a reabilitação da Ordem, a Associação está solicitando uma compensação econômica pelo confisco de todos os bens da Ordem do Templo, que afirmam ter sido em grande parte transferidos para a Soberana Ordem de Malta.

Templars Burning

Jacques de Moulay e Geoffroy de Charnay queimados na fogueira. Foto: Wikipedia

Eles também buscam o reconhecimento do sacerdócio templário segundo o rito de Melquisedec. Pleiteiam igualmente que as doações arrecadadas no dia de São Bernardo sejam destinadas integralmente à Ordem do Templo e que os documentos do Vaticano relacionados com os templários sejam entregues aos templários atuais.

Além disso, eles desejam recuperar a posse da Igreja de Vera Cruz em Segóvia, Espanha, e que o Papa reconheça os templários medievais mortos como mártires. As exigências contemplam ainda a autorização para criar um corpo militar capaz de intervir em conflitos e mediações.

Uma vez que a Ordem seja restaurada, eles desejam que ela dependa exclusivamente do Papa, em detrimento da Cúria Vaticana, e, para isso, solicitam uma audiência privada com o Papa Francisco. Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que a Ordem busca ser reabilitada, sendo que o último pedido foi feito em 11 de janeiro de 2023. (FM)

The post Templários pedem que Papa restabeleça Ordem do Templo appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Removida pesquisa do Vaticano desfavorável ao Sínodo da Sinodalidade

A pesquisa foi realizada no Facebook e na conta X (antigo twitter) da Secretaria...

Convento carmelita na Espanha fecha por falta de vocações

Segundo a Madre Maria Madalena de São João da Cruz, Superiora da Comunidade religiosa,...

Arcebispo de Miami: durante as férias devemos continuar a assistir à missa dominical

No período de descanso das férias, Dom Wenski destaca a importância de também “descansar...

Sob o fogo inimigo… e a proteção de Maria!

Enviado ao campo de batalha, o jovem seminarista via numerosos companheiros tombarem a seu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...