InícioNotícias da IgrejaTemplários pedem que Papa restabeleça Ordem do Templo

Templários pedem que Papa restabeleça Ordem do Templo

Published on

A Associação Ordem Soberana do Templo de Cristo está exigindo que o Papa Francisco reabilite a Ordem do Templo, suspensa desde 1312

Templarios templo 12 1

Redação (12/10/2023 11:30, Gaudium Press) Conforme noticiado pela agência Europa Press, a Associação Ordem Soberana do Templo de Cristo está apresentando um pedido de conciliação, solicitando que o Papa Francisco restaure a Ordem suspensa em 1312 pelo Papa Clemente V.

De acordo com o documento do pedido, ao qual a Europa Press teve acesso, os atuais templários argumentam que a suspensão da Ordem do Templo em 1312 pelo Papa Clemente V, durante o Concílio de Vienne com a Bula Vox Calamantis, foi ilegítima. Alegam que a Ordem foi suspensa não por meio de uma sentença judicial, mas por uma Ordenança Apostólica promulgada sob pressão do rei da França, Filipe o Belo, o que consideram um grave erro.

A Associação também argumenta que o processo de encerramento da Ordem foi infame e a dissolução ocorreu sem a apresentação de provas. Como informa o documento da Associação, no momento da dissolução, os templários contavam com mais de 15 mil cavaleiros, dos quais 650 foram mortos, entre eles, o próprio Grão-Mestre da Ordem, Jacques de Molay, que foi queimado na fogueira em 18 de março de 1314.

Além de pleitear a reabilitação da Ordem, a Associação está solicitando uma compensação econômica pelo confisco de todos os bens da Ordem do Templo, que afirmam ter sido em grande parte transferidos para a Soberana Ordem de Malta.

Templars Burning

Jacques de Moulay e Geoffroy de Charnay queimados na fogueira. Foto: Wikipedia

Eles também buscam o reconhecimento do sacerdócio templário segundo o rito de Melquisedec. Pleiteiam igualmente que as doações arrecadadas no dia de São Bernardo sejam destinadas integralmente à Ordem do Templo e que os documentos do Vaticano relacionados com os templários sejam entregues aos templários atuais.

Além disso, eles desejam recuperar a posse da Igreja de Vera Cruz em Segóvia, Espanha, e que o Papa reconheça os templários medievais mortos como mártires. As exigências contemplam ainda a autorização para criar um corpo militar capaz de intervir em conflitos e mediações.

Uma vez que a Ordem seja restaurada, eles desejam que ela dependa exclusivamente do Papa, em detrimento da Cúria Vaticana, e, para isso, solicitam uma audiência privada com o Papa Francisco. Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que a Ordem busca ser reabilitada, sendo que o último pedido foi feito em 11 de janeiro de 2023. (FM)

The post Templários pedem que Papa restabeleça Ordem do Templo appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor é a força do seu povo, é a...

Reino Unido: ordenação episcopal de Dom David Waller anglicano convertido ao catolicismo

O Prefeito do Dicastério da Doutrina da Fé presidiu a Missa de Ordenação Episcopal...

Dom Georg Gänswein é nomeado núncio na Lituânia, Estônia e Letônia

O prelado é o prefeito emérito da Casa Pontifícia e durante anos foi o...

O caso das Clarissas de Belorado termina com excomunhão

As religiosas excomungadas sempre atribuíram a confusão dentro da Igreja como justificativa para sua...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...