InícioCatecismoTERÇA-FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

TERÇA-FEIRA DA 1ª SEMANA DA QUARESMA

Published on

(roxo – ofício do dia)

Vós fostes, Senhor, o refúgio para nós de geração em geração: desde sempre e para sempre, vós sois Deus (Sl 89,1s).

De muitos modos, Deus cerca de predileção seus filhos e filhas: socorre-os com sua palavra eficaz, está perto dos corações atribulados… Exaltemos, todos juntos, o nome daquele que podemos chamar de Pai.

Primeira Leitura: Isaías 55,10-11

Leitura do livro do profeta Isaías – Isto diz o Senhor: 10“Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra e fazê-la germinar e dar semente para o plantio e para a alimentação, 11assim a palavra que sair de minha boca não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi ao enviá-la”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 33(34)

O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

1. Comigo engrandecei ao Senhor Deus, / exaltemos todos juntos o seu nome! / Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu / e de todos os temores me livrou. – R.

2. Contemplai a sua face e alegrai-vos, / e vosso rosto não se cubra de vergonha! / Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido, / e o Senhor o libertou de toda angústia. – R.

3. O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, / e seu ouvido está atento ao seu chamado; / mas ele volta a sua face contra os maus, / para da terra apagar sua lembrança. – R.

4. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta / e de todas as angústias os liberta. / Do coração atribulado ele está perto / e conforta os de espírito abatido. – R.

Evangelho: Mateus 6,7-15

Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

O homem não vive somente de pão, / mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O texto do Evangelho nos apresenta o modelo de oração proposto por Jesus: o pai-nosso, que sintetiza todo seu ensinamento e conteúdo sobre a oração: rezamos ao Pai – como filhos e filhas – que está no céu e aqui junto a nós; santificamos seu nome, santificando-nos; pedimos que seu projeto de vida digna para todos se torne realidade; sempre atentos para cumprir sua vontade; pedimos o pão cotidiano para todos; devemos viver a reconciliação com todos; sempre atentos para não cair na tentação de fazer o mal aos outros. Por meio de palavras simples e sem muito palavrório, nos dirigimos a Deus não para curvá-lo à nossa vontade ou manipulá-lo, mas para descobrir sempre mais sua vontade amorosa e torná-la nossa. Como bom Pai, Deus conhece e compreende as necessidades de seus fi lhos e filhas.

Últimas Notícias

Santuário de Aparecida acolhe Encontro Nacional de Presbíteros

O objetivo da iniciativa é refletir sobre o ministério presbiteral na perspectiva da comunhão...

São Marcos Evangelista e Mártir

São Marcos, cuja festa a Igreja celebra no dia 25 de abril, foi discípulo...

Papa Francisco se reúne com o vice-presidente de Gana

Após seu encontro com o Pontífice, o representante africano se reuniu com o Secretário...

Audiência Geral: Papa analisa as virtudes teologais

Após examinar as virtudes cardeais, Francisco passou a considerar as virtudes teologais. Redação (24/04/2024 14:03,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...