InícioNotícias da IgrejaUcrânia: não há mais sacerdotes católicos nas áreas ocupadas pelos russos

Ucrânia: não há mais sacerdotes católicos nas áreas ocupadas pelos russos

Published on

Os russos vigiam as conexões de fiéis que querem participar de missas ou outros cultos pela internet.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (02/06/2023 10:10, Gaudium Press) Dom Jan Sobiło é bispo auxiliar da diocese de Kharkiv-Zaporizhia, na Ucrânia, desde 2010. Após a invasão russa na Ucrânia, no ano passado, que afetou a parte oriental da diocese, ele permaneceu entre os fiéis, levando ajuda espiritual e engajando-se na organização para o fornecimento de ajuda material.

No entanto, Dom Jan Sobiło declara agora à Rádio Vaticano que a vida pastoral foi suspensa, porque não é mais possível celebrar missa nos territórios ocupados pelos russos.

“Um sacerdote não pode entrar lá e, mesmo que o fizesse, não temos certeza se voltaria vivo. Além disso, a maioria dos católicos residentes nesta área saiu quando a guerra começou. Mas alguns pensavam que a guerra terminaria logo e arriscaram ficar lá. Neste momento lamentam não ter saído, sobretudo porque estão privados dos sacramentos. Passaram duas Páscoas e o Natal sem confissão e sem comunhão. E hoje é impossível sair de lá. Seria preciso tentar passar pela Turquia ou Moscou, o que é praticamente impossível” — ressaltou Dom Sobiło – “Eles têm apenas conexão com a internet e, às vezes, encontram uma Santa Missa online e participam de qualquer maneira, embora saibam que estão sob vigilância pelos serviços especiais”.

O bispo de Zaporizhia recorda que dois sacerdotes redentoristas greco-católicos foram sequestrados em novembro do ano passado. Eles passaram por um período de tortura, mas agora estão sendo mantidos em condições mais dignas. Os russos aguardam para serem trocados por seus oficiais no cativeiro ucraniano.

O prelado observa que, nas áreas controladas pela Ucrânia, apesar da guerra, o ministério pastoral funciona normalmente. “Os sacerdotes não fugiram e as religiosas permaneceram. As pessoas podem assistir à Santa Missa, receber visita aos doentes e ajuda humanitária”.

Dom Jan Sobiło agradece o apoio recebido do exterior que também traz frutos espirituais.

Com informações Vatican News.

The post Ucrânia: não há mais sacerdotes católicos nas áreas ocupadas pelos russos appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Honrar só pai e mãe?

Muitos interpretam o quarto mandamento da Lei de Deus de forma limitada. Ora, as...

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...