17.3 C
São Paulo
domingo, setembro 26, 2021

Uma exposição de arte sacra ocorre em Lille, na França

Na igreja de Santo André ocorre a exposição de objetos litúrgicos usados nas antigas procissões da cidade.

França – Lille (10/09/2021 04:00, Gaudium Press) Até o dia 19 de Setembro, acontece uma exposição de arte-sacra na cidade francesa de Lille. A ideia do projeto começou logo após um inventário dos objetos e móveis da diocese.

A associação “Amigos dos Campanários da Antiga Lille” (Amis des Clochers du Vieux-Lille) levou adiante o projeto da exposição que apresenta o tesouro artístico e litúrgico das igrejas de Santo André e de Santa Catarina, na mesma igreja de Santo André.

Os objetos das procissões ganham destaque na exposição

Conforme o tema escolhido, o evento ressalta objetos têxteis, tais como os paramentos litúrgicos e as bandeiras processionais, mas também turíbulos e objetos de procissão.  A exposição busca representar através da disposição dos objetos uma procissão real. 

Outras atividades são igualmente propostas durante o período da exposição:  visita guiada, oficina de bordados, conferências explicativas. Dois aplicativos digitais foram elaborados para facilitar o contato do público com esta realidade.

Lille: um passado de procissões e de fervor artístico

Durante séculos Lille foi conhecida por seu fervor durante as grandes festas religiosas. As classes sociais e profissionais se reuniam nas procissões, conforme ilustra o famoso quadro de François Watteau (1758-1823), intitulado “A Procissão de Lille em 1789″.

Com efeito, a exposição de Arte Sacra visa mostrar ao público moderno o fervor popular, que é visível nos objetos confeccionados. Fervor que durante muito tempo marcou o passado da cidade do norte da França. (FM)

Com informações de Les Amis des Clochers du Vieux Lille.

The post Uma exposição de arte sacra ocorre em Lille, na França appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias