InícioNotícias da IgrejaVaticano autoriza processo de beatificação de Dom Vital

Vaticano autoriza processo de beatificação de Dom Vital

Published on

A Arquidiocese de Olinda e Recife comemora a notícia do avanço nos processos de beatificação de dois de seus antigos epíscopos: Dom Vital e Dom Hélder Camara

Dom Vital

Dom Vital, Bispo de Olinda

Redação (12/07/2023 08:00, Gaudium Press) A Arquidiocese de Olinda e Recife comemora a notícia do avanço nos processos de beatificação de dois de seus antigos epíscopos: Dom Vital e Dom Helder Camara.

A Santa Sé autorizou o avanço do processo de beatificação de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira, Bispo de Olinda (PE), e de Dom Helder Camara, arcebispo de Olinda e Recife. A Tipografia Vaticana autorizou a impressão da positio do processo de Dom Vital. Nos próximos dias o documento será entregue à comissão romana que vai estudá-lo.

A positio é um documento que compila os principais documentos provando que o Servo de Deus cumpriu em grau heróico as Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade), as Virtudes Cardeais (Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança) e as Virtudes do Estado Clerical (Pobreza, Castidade, Obediência e Humildade).

A comissão que avaliará a positio é composta por Cardeais, Bispos, teólogos e historiadores. Em seguida, o Papa Francisco poderá declarar Dom Vital Venerável e bastará apenas um milagre para que ele seja declarado Beato. O processo de beatificação de Dom Vital foi aberto em 1953 e depois retomado em 1992. Em 2003, a diocese enviou os documentos ao Vaticano. 

Beato Papa Pio IX 2

Pio IX

Dom Vital

Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira nasceu em 1844 em Pedras de Fogo (PB) e faleceu em Paris no ano de 1878 com apenas 33 anos de idade, seus restos mortais repousam na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife.

Foi nomeado Bispo de Olinda pelo Papa Pio IX com apenas 26 anos de idade, tornando-se o primeiro Bispo capuchinho brasileiro. Graças a sua energia e suas virtudes em defender a Fé Católica recebeu o título de “Atanásio brasileiro”.

Dom Vital foi responsável por várias iniciativas durante o Governo da diocese: melhorou a formação do Seminário de Olinda, propôs a repartição da diocese que na época era composta de um largo território dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e partes de Sergipe e de Minas Gerais.

Dom Vital também promoveu a criação de um jornal para aumentar a difusão da fé católica através da imprensa, concedeu a liberdade aos escravos do Palácio episcopal e lutou contra os abusos do governo imperial e da maçonaria.

Ele chegou a ser preso e condenado a quatro anos de prisão e trabalhos forçados. Ao ser libertado da prisão visitou o Papa Pio IX que aprovou todos seus atos.

Em 1878, ele fez uma longa viagem passando por várias paróquias da diocese, contudo sua saúde começou a debilitar-se. Aconselhado pelos médicos, empreendeu uma viagem pela Europa, mas faleceu no convento dos Capuchinhos em Paris no dia 4 de julho. As circunstâncias de sua morte levantaram suspeitas de premeditação e envenenamento. 

Encontro em Sao Paulo reune Capuchinhos de toda a America

Oração pela Beatificação de dom Vital

O site de notícias do Vaticano publicou a oração pedindo a beatificação de Dom Vital:

Ó eterno, Divino Pai, pelos merecimentos do vosso Unigênito, peço-vos glorifiqueis nesta terra o vosso servo Dom Frei Vital Maria, concedendo-me a graça que vos imploro na minha presente necessidade (menciona-se a graça em silêncio). Ó eterno, Divino Filho, pelos merecimentos da vossa paixão e morte, peço-vos glorifiqueis nesta terra o vosso servo Dom Frei Vital Maria, concedendo-me a graça que ardentemente desejo (menciona-se a graça em silêncio). Ó eterno, Divino Espírito Santo, pela vossa infinita caridade, peço-vos glorifiqueis nesta terra o vosso servo Dom Frei Vital Maria, concedendo-me a graça de que tanto necessito (menciona-se a graça em silêncio).

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

(FM)

The post Vaticano autoriza processo de beatificação de Dom Vital appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Atentado de Anagni

O Rei Felipe, o Belo, neto de São Luís IX, promoveu contra o Papa...

Mosteiro europeu sem falta de vocações

Atualmente, quase 100 monges residem no mosteiro cisterciense de Heiligenkreuz, localizado ao sul de...

Cardeal Sarah: os sacerdotes renunciam ao casamento, à família e aos ganhos materiais por Cristo

O cardeal, originário da Guiné, ordenou 12 sacerdotes durante uma recente visita aos Camarões. Foto:...

Mensagem de Páscoa do Cardeal Raymundo Damasceno

O Arcebispo Emérito de Aparecida presidiu uma Santa Missa Solene na Basílica de Nossa...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...