InícioNotícias da IgrejaVaticano explica porquê arquivos da Nunciatura na Suíça não são acessíveis para...

Vaticano explica porquê arquivos da Nunciatura na Suíça não são acessíveis para pesquisa sobre abusos sexuais

Published on

O Vaticano explicou, por meio do Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, que não pode autorizar o acesso aos arquivos da Nunciatura na Suíça devido à Convenção de Viena, que regula as relações diplomáticas entre os Estados

As autoridades não conseguiram provar que os locais de culto eram responsáveis pelos surtos de covid-19. A ordem foi discriminatória: outras reuniões públicas podiam ocorrer.

Redação (10/01/2023 13:00, Gaudium Press) No último mês de setembro, duas pesquisadoras da Universidade de Zurique, na Suíça, apresentaram um relatório sobre os abusos sexuais cometidos por membros da Igreja Católica no país desde 1950. As historiadoras Monika Dommann e Marietta Meier receberam a missão das autoridades eclesiásticas suíças para conduzir essa pesquisa.

Explicação da Santa Sé ao negar o acesso aos arquivos

A fim de avançar nas investigações, as pesquisadoras solicitaram acesso aos documentos da Nunciatura da Santa Sé na Suíça, pedido que foi negado pelo Vaticano. O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, explicou que, de acordo com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, os arquivos são invioláveis, o que impede a abertura dos arquivos da Nunciatura para pesquisas.

Apesar da recusa em relação à Nunciatura, o Cardeal Parolin informou que os arquivos das dioceses católicas da Suíça estão abertos para o grupo de pesquisa. Ele acrescentou que os arquivos do Dicastério da Doutrina da Fé, responsável por tratar casos de abusos na Igreja, podem ser abertos pontualmente, conforme solicitação das historiadoras.

Insatisfação do grupo de pesquisa

O acesso aos arquivos da Nunciatura, que supostamente contêm documentos e trocas de informações entre o Vaticano e a Suíça, é crucial para a pesquisa. Insatisfeitas com a resposta do Vaticano, Dommann e Meier anunciaram que renovarão o pedido em algumas semanas, explicando que os arquivos da Nunciatura são de extrema importância para o projeto. Além disso, uma consulta pontual aos arquivos do Dicastério da Doutrina da Fé seria insatisfatória para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, segundo elas.

Vale ressaltar que os arquivos da Nunciatura são propriedade do Estado independente do Vaticano e seguem as diretrizes estabelecidas pela Convenção de Viena de 1961, que regula as relações diplomáticas entre Estados, garantindo a inviolabilidade dos arquivos das embaixadas em qualquer circunstância.

Primeiro relatório sobre os abusos na Suíça

Encomendado pela Igreja Católica na Suíça, um primeiro relatório sobre os abusos sexuais cometidos por membros da Igreja no país foi apresentado em 12 de setembro de 2023. O documento de 136 páginas foi elaborado sob a supervisão de um comitê de pesquisa da Universidade de Zurique, liderado pelas historiadoras Monika Dommann e Marietta Meier.

O relatório compilou mais de mil casos de abuso, envolvendo aproximadamente 921 vítimas e 510 agressores, no período entre 1950 e 2022. Desde então, o projeto de investigação continua, buscando detalhes sobre os casos relatados e possivelmente identificando outros casos ainda não revelados. (FM)

The post Vaticano explica porquê arquivos da Nunciatura na Suíça não são acessíveis para pesquisa sobre abusos sexuais appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

6 em cada 10 católicos nos EUA são a favor do “direito ao aborto”

O centro de pesquisa Pew Research já havia identificado um grande número de católicos...

Prelado ortodoxo é apunhalado em igreja na Austrália

Um prelado da Igreja Ortodoxa Assíria foi esfaqueado nesta segunda-feira em Sydney, Austrália, enquanto...

3º Domingo da Páscoa: um convite ao verdadeiro amor

Amor, palavra que precisa ser devidamente compreendida, conforme nos propõe a Liturgia deste 3º...

Santa Ludovina

Na Holanda, Santa Ludovina, cuja memória é celebrada no dia 14 de abril, suportou...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...