InícioNotícias da IgrejaVinte mártires da Guerra Civil Espanhola beatificados em Sevilha

Vinte mártires da Guerra Civil Espanhola beatificados em Sevilha

Published on

O Cardeal Semeraro beatificou, na manhã deste sábado, 18 de novembro, Pe. Manuel González-Serna Rodríguez e um grupo de companheiros, assassinados por ódio à fé em 1936.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (19/11/2023 15:36, Gaudium Press) O Papa Francisco recordou, após o Angelus deste domingo, 19 de novembro, os novos beatos que o Cardeal Marcello Semeraro elevou às honras dos altares ontem, em Sevilha. “Mortos em 1936, durante a perseguição religiosa da Guerra Civil Espanhola, esses novos mártires deram testemunho de Cristo até o fim. Que seu exemplo possa confortar os muitos cristãos de nosso tempo que são perseguidos por sua fé”.

O Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos presidiu, em nome do Papa Francisco, a beatificação do Pe. Manuel González-Serna Rodríguez e de outros dezenove mártires na catedral de Sevilha. Na homilia, ele sublinhou que a vida cristã “não é um passeio, mas uma missão arriscada”, e ninguém é “pago para aplaudir, como nos espetáculos terrenos”. Pelo contrário, Jesus “adverte que até mesmo os laços familiares podem ser comprometidos pelo seu discipulado”.

Os vinte novos beatos, explicou o cardeal, são um novo exemplo da “santidade do martírio” de que falou o Papa Francisco na quinta-feira passada, no seu discurso aos participantes da conferência sobre a dimensão comunitária da santidade.

A maioria dos mártires eram sacerdotes; os demais eram fiéis leigos, e um deles tinha um filho que ainda era seminarista. Há também uma mulher que, muito “ativa nas obras de caridade, era colaboradora do pároco”, Dom Manuel González-Serna Rodríguez. Este último, “para dar testemunho da sua fé, quis ser fuzilado ao lado do Evangelho”. Outro sacerdote, Miguel Borrero Picón, “no momento do seu martírio, quis usar a batina para mostrar publicamente sua identidade”. O assassinato de outros tomou “formas diferentes, mas todos, no momento decisivo, aceitaram a morte como expressão de sua fidelidade a Cristo”. O sacerdote Juan María Coca Saavedra, durante os cinco dias de cativeiro a que foi submetido, exerceu o ministério da reconciliação; outros, “rezavam e consolavam-se mutuamente, expressando também palavras de perdão aos seus assassinos”.

O cardeal Semeraro recordou um antigo hino cristão em homenagem aos mártires, que “começa por louvar estas testemunhas de Cristo”, e que, “inflamados pelo verdadeiro amor, foram mais fortes do que o medo humano da morte, e que, tendo sofrido o martírio, agora estão no céu e desfrutam de uma alegria sem fim”. Logo em seguida, porém, o hino passa a considerar a situação em que cada um se encontra: “afirma que há uma condição de martírio para todos e enumera três formas dele”. A primeira é pro fide mortis passio, ou seja, “sofrer a morte por causa da fé cristã”. O segundo martírio que um fiel é chamado a experimentar é iniuriae remissio, ou seja, “perdoar ofensas”. A terceira forma é proximi compassio, isto é, “misericórdia”.

“O mártir, no final”, concluiu o cardeal, “não é simplesmente aquele que sofre perseguição, mas também aquele que, como Jesus na cruz, é capaz de dizer: ‘Pai, perdoa’”.

Com informações Vatican news

The post Vinte mártires da Guerra Civil Espanhola beatificados em Sevilha appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Convento carmelita na Espanha fecha por falta de vocações

Segundo a Madre Maria Madalena de São João da Cruz, Superiora da Comunidade religiosa,...

Arcebispo de Miami: durante as férias devemos continuar a assistir à missa dominical

No período de descanso das férias, Dom Wenski destaca a importância de também “descansar...

Sob o fogo inimigo… e a proteção de Maria!

Enviado ao campo de batalha, o jovem seminarista via numerosos companheiros tombarem a seu...

Beato Carlo Acutis continua atraindo fiéis pelo mundo

Diversas iniciativas ocorrem em diferentes países como forma de preparar os fiéis para a...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...