InícioNotícias da IgrejaVinte mártires da Guerra Civil Espanhola beatificados em Sevilha

Vinte mártires da Guerra Civil Espanhola beatificados em Sevilha

Published on

O Cardeal Semeraro beatificou, na manhã deste sábado, 18 de novembro, Pe. Manuel González-Serna Rodríguez e um grupo de companheiros, assassinados por ódio à fé em 1936.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (19/11/2023 15:36, Gaudium Press) O Papa Francisco recordou, após o Angelus deste domingo, 19 de novembro, os novos beatos que o Cardeal Marcello Semeraro elevou às honras dos altares ontem, em Sevilha. “Mortos em 1936, durante a perseguição religiosa da Guerra Civil Espanhola, esses novos mártires deram testemunho de Cristo até o fim. Que seu exemplo possa confortar os muitos cristãos de nosso tempo que são perseguidos por sua fé”.

O Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos presidiu, em nome do Papa Francisco, a beatificação do Pe. Manuel González-Serna Rodríguez e de outros dezenove mártires na catedral de Sevilha. Na homilia, ele sublinhou que a vida cristã “não é um passeio, mas uma missão arriscada”, e ninguém é “pago para aplaudir, como nos espetáculos terrenos”. Pelo contrário, Jesus “adverte que até mesmo os laços familiares podem ser comprometidos pelo seu discipulado”.

Os vinte novos beatos, explicou o cardeal, são um novo exemplo da “santidade do martírio” de que falou o Papa Francisco na quinta-feira passada, no seu discurso aos participantes da conferência sobre a dimensão comunitária da santidade.

A maioria dos mártires eram sacerdotes; os demais eram fiéis leigos, e um deles tinha um filho que ainda era seminarista. Há também uma mulher que, muito “ativa nas obras de caridade, era colaboradora do pároco”, Dom Manuel González-Serna Rodríguez. Este último, “para dar testemunho da sua fé, quis ser fuzilado ao lado do Evangelho”. Outro sacerdote, Miguel Borrero Picón, “no momento do seu martírio, quis usar a batina para mostrar publicamente sua identidade”. O assassinato de outros tomou “formas diferentes, mas todos, no momento decisivo, aceitaram a morte como expressão de sua fidelidade a Cristo”. O sacerdote Juan María Coca Saavedra, durante os cinco dias de cativeiro a que foi submetido, exerceu o ministério da reconciliação; outros, “rezavam e consolavam-se mutuamente, expressando também palavras de perdão aos seus assassinos”.

O cardeal Semeraro recordou um antigo hino cristão em homenagem aos mártires, que “começa por louvar estas testemunhas de Cristo”, e que, “inflamados pelo verdadeiro amor, foram mais fortes do que o medo humano da morte, e que, tendo sofrido o martírio, agora estão no céu e desfrutam de uma alegria sem fim”. Logo em seguida, porém, o hino passa a considerar a situação em que cada um se encontra: “afirma que há uma condição de martírio para todos e enumera três formas dele”. A primeira é pro fide mortis passio, ou seja, “sofrer a morte por causa da fé cristã”. O segundo martírio que um fiel é chamado a experimentar é iniuriae remissio, ou seja, “perdoar ofensas”. A terceira forma é proximi compassio, isto é, “misericórdia”.

“O mártir, no final”, concluiu o cardeal, “não é simplesmente aquele que sofre perseguição, mas também aquele que, como Jesus na cruz, é capaz de dizer: ‘Pai, perdoa’”.

Com informações Vatican news

The post Vinte mártires da Guerra Civil Espanhola beatificados em Sevilha appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

11° Domingo do Tempo Comum

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério) Escutai, Senhor, a voz do meu apelo....

São Ciro e santa Julita, mártires

Santa Julita vivia em Icônio com seu filho Ciro, nascido havia três anos, quando...

Sacerdote mártir do comunismo beatificado na Polônia

Neste sábado, 15 de julho, o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério das Causas...

Bem-aventurada Albertina Berkenbrock

No dia 15 de junho, celebra-se a memória da Beata Albertina Berkenbrock,  assassinada aos...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...