InícioNotícias da Igreja27° Domingo do Tempo Comum

27° Domingo do Tempo Comum

Published on

(verde, glória, creio – 3ª semana do saltério)

Ao vosso poder, Senhor, tudo está sujeito, e não há quem possa resistir à vossa vontade, porque sois o criador de todas as coisas, do céu e da terra e de tudo que eles contêm; vós sois o Senhor do universo (Est 4,17).

Somos abençoados e santificados pelo Senhor, que nos reúne como família e nos incentiva a tornar consistentes o amor, o diálogo e o respeito entre homens e mulheres, criados à imagem divina. A liturgia nos convida a superar em nosso meio relacionamentos marcados pela busca da própria satisfação, em lugar da doação recíproca. Neste mês em que se realiza a segunda sessão conclusiva da décima sexta Assembleia Geral do Sínodo sobre Sinodalidade, lembremos, de forma especial, que a Igreja é por natureza missionária.

Primeira Leitura: Gênesis 2,18-24

Criados para o amor e a comunhão, ouçamos com atenção a Palavra que dispõe nosso coração para a acolhida do Reino de Deus.

Leitura do livro do Gênesis – 18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu e trouxe-os a Adão, para ver como os chamaria; todo ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’, porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 127(128)

O Senhor te abençoe de Sião cada dia de tua vida.

1. Feliz és tu se temes o Senhor / e trilhas seus caminhos! / Do trabalho de tuas mãos hás de viver, / serás feliz, tudo irá bem! – R.

2. A tua esposa é uma videira bem fecunda / no coração da tua casa; / os teus filhos são rebentos de oliveira / ao redor de tua mesa. – R.

3. Será assim abençoado todo homem / que teme o Senhor. / O Senhor te abençoe de Sião / cada dia de tua vida. – R.

4. Para que vejas prosperar Jerusalém / e os filhos dos teus filhos. / Ó Senhor, que venha a paz a Israel, / que venha a paz ao vosso povo! – R.

Segunda Leitura: Hebreus 2,9-11

Leitura da carta aos Hebreus – Irmãos, 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 10Convinha, de fato, que aquele por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o santificador, quanto os santificados são descendentes do mesmo ancestral; por essa razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos. – Palavra do Senhor.

Evangelho: Marcos 10,2-16 ou 2-12

[A forma breve está entre colchetes.]

Aleluia, aleluia, aleluia.

Se amarmos uns aos outros, Deus em nós há de estar; / e o seu amor em nós se aperfeiçoará (1Jo 4,12). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – [Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu esse mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo, quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O divórcio encontrava apoio na lei judaica (cf. Dt 24,1). Com facilidade, o marido arrumava motivo para despedir sua mulher. Bastava ele querer a separação. Segundo a mentalidade da época, o marido era considerado superior à sua esposa e a tratava como sua propriedade. Por sua prática e ensinamentos, Jesus afirma a igualdade de homem e mulher. Sem negar a lei judaica, ele a coloca no seu devido lugar: Moisés “escreveu esse mandamento por causa da dureza do coração de vocês”. Ao fazer esse alerta, Jesus resgata o plano original do Criador: “Os dois serão uma só carne”. O casamento estabelece igualdade entre homem e mulher. Ser uma só carne é criar íntima união e mútua compreensão entre marido e mulher. É favorecer o respeito, já que foram criados com igual dignidade e liberdade.

(Dia a dia com o Evangelho 2024)

FONTE: PAULUS

Últimas Notícias

São Bruno – presbítero

“O proveito e a alegria que a solidão e o silêncio do ermo trazem...

Recomeçam os incêndios de igrejas no Canadá?

A histórica Igreja de Notre Dame des Sept-Allégresses foi destruída. Em 2021, no Canadá,...

Santa Maria Faustina Kowalska: missão de anunciar a Misericórdia

Santa Maria Faustina Kowalska, cuja memória é celebrada no dia 5 de outubro, foi...

Sábado da 26ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia da 2ª semana do saltério) Tudo quanto nos fizestes, Senhor,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...