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Bispos italianos lançam novas diretrizes sobre a formação de sacerdotes no país

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O documento, aprovado pela Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana, é composto por cinco capítulos que traçam um caminho formativo para o sacerdócio.

Bispos italianos lancam novas diretrizes sobre a formacao de sacerdotes no pais 1

Roma – Itália (14/01/2025 17:08, Gaudium Press) Após anos de trabalho, no dia 9 de janeiro de 2025 entrou em vigor, ad experimentum, o documento ‘La formazione dei presbiteri nelle chiese in Italia. Orientamenti e norme per i seminari’ (A formação do presbítero nas igrejas da Itália. Orientações e normas para os seminários). Aprovado pela 78ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana, realizada em Assis em novembro de 2023, o texto obteve a confirmação da Santa Sé com um decreto do Dicastério para o Clero.

O documento de noventa páginas é composto por cinco capítulos, que traçam um caminho formativo para o sacerdócio através de duas etapas: uma primeira fase dedicada à construção da solidez interior, à relação educativa com os formadores, a uma sólida vida espiritual, à aplicação ao estudo e à oração, ao autoconhecimento; e a segunda, que concentra-se, em um maior envolvimento da comunidade cristã na formação dos candidatos ao sacerdócio.

Bispos italianos lancam novas diretrizes sobre a formacao de sacerdotes no pais 2

Documento dividido em cinco capítulos

No primeiro capítulo se responde a questão sobre qual sacerdote se deve formar e para qual Igreja. No segundo capítulo, a pastoral vocacional é apresentada como um compromisso de toda a comunidade eclesial. No terceiro capítulo são apresentas as quatro etapas do itinerário formativo proposto pela ‘Ratio fundamentalis’: propedêutica (um ano), discipular (dois anos), configuradora (quatro anos) e síntese vocacional (um ano).

O quarto capítulo aborda a formação no Seminário maior que, não se esgota na aprendizagem de novos conteúdos, nem se limita ao comportamentos morais ou disciplinares, mas deve dizer respeito ao campo das motivações e convicções pessoais. Portanto, à formação da consciência. O quinto capítulo, por fim, ilustra os agentes da formação, dando particular atenção à figura feminina e também abordando as novas tecnologias, com foco especial nas mídias sociais. (EPC)

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