Home / Notícias da Igreja / Os primeiros compromissos do Papa Leão XIV

Os primeiros compromissos do Papa Leão XIV

Apenas duas horas depois de saudar a multidão presente na Basílica de São Pedro, foram anunciados os próximos compromissos do novo Papa. Hoje ele janta com os cardeais.

A primeira oração do Papa Leão XIV com os cardeais eleitores na Capela Sistina Foto: Vatican news/ Vatican Media)

A primeira oração do Papa Leão XIV com os cardeais eleitores na Capela Sistina Foto: Vatican news/ Vatican Media

Redação (08/05/2025 17:08, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano forneceu a agenda dos próximos compromissos do novo Pontífice. Amanhã, 9 de maio, às 11h, ele celebrará uma missa com os cardeais na Capela Sistina. Ela será transmitida ao vivo pelos canais de mídia do Vaticano.

Em seguida, no domingo, 11 de maio, ao meio-dia, o novo bispo de Roma recitará a oração Regina Coeli na Loggia central da Basílica de São Pedro.

Na segunda-feira, 12 de maio, às 10h, o Papa Leão XIV se reunirá na Sala Paulo VI com todos os funcionários da mídia credenciados junto à Santa Sé que cobriram os eventos das últimas semanas. Desde a morte e o sepultamento do Papa Francisco, cerca de 5.000 jornalistas de todo o mundo estão em Roma.

Em seu primeiro discurso, o novo pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e enfatizou a importância do diálogo, informou Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé. A escolha do nome é uma clara referência à doutrina social da Igreja.

Coletiva de Imprensa

Em uma coletiva de imprensa, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, comentou o primeiro discurso do novo pontífice: “O Papa Leão XIV usou as primeiras palavras de Jesus depois da Páscoa, palavras de paz, desarmamento e desarmamento” e falou de “diálogo”. Bruni destacou a importância e a atualidade do nome escolhido pelo novo Papa: “é uma clara referência” ao seu antecessor Leão XIII, que em maio de 1891 publicou a encíclica Rerum novarum, da qual se originou a moderna doutrina social da Igreja. “Claramente, é uma referência não aleatória a homens e mulheres, ao seu trabalho, mesmo em tempos de Inteligência Artificial”, apontou Bruni.

Ele também acrescentou como o novo pontífice falou de “diálogo”, em um mundo frequentemente tocado por conflitos e tensões. “Deus nos ama, ama todos vocês e o mal não prevalecerá”.

The post Os primeiros compromissos do Papa Leão XIV appeared first on Gaudium Press.