InícioNossa Senhora A evolução do rosário

 A evolução do rosário

Published on

A devoção do rosário remonta ao século IX, quando os monges recitavam os 150 salmos da Bíblia como parte de sua adoração diária. Com o tempo, as pessoas foram atraídas para essa bela forma sincronizada de oração. Embora muitas pessoas desejassem fazer dessa oração parte de seu próprio culto, os salmos eram muito difíceis de memorizar, e cópias do Saltério, que é o livro em que os salmos estavam contidos, não estavam prontamente disponíveis. Devido a esse fato, uma alternativa foi proposta ao povo, que recitava uma série de 150 orações “Pai Nosso” no lugar dos 150 Salmos.

Com o tempo, à medida que essa forma de oração se tornou cada vez mais popular, as pessoas começaram a criar métodos para acompanhar as orações. Eventualmente, uma corda longa contendo 50 nós começou a ser usada e lentamente evoluiu para um cordão de contas.

[ad_1]

Como os leigos e o clero assumiram essa devoção como parte de sua vida de oração, começaram a recitar a “Saudação angelical” (a primeira parte do que hoje conhecemos como “Ave Maria”). A popularidade desta oração levou à adoção das 50 Saudações Angélicas, ditas em cada uma das 50 contas.

No início do século XII ou XIII, os teólogos começaram a reconhecer os mistérios ocultos da vida, morte e ressurreição de Cristo, contidos em cada um dos Salmos. Eles começaram a compor uma série de louvores que honravam Jesus, pois Ele era representado em cada Salmo. Além desses mistérios de Cristo, 150 Salmos que honram Maria foram adicionados para enfatizar seu papel especial no plano de salvação. Para que esses Saltérios se ajustassem à corda de oração existente, eles foram divididos em conjuntos de 50 e foram referidos como “Rosários”. A palavra “rosarium” refere-se a rosas, ou um buquê de rosas, que, em relação ao rosário, representa uma coleção ou “buquê” de orações.

Foi em 1520 que o Papa Leão X reconheceu oficialmente o rosário. No entanto, somente em 1569 o rosário foi aceito universalmente e promulgado pelo Papa São Pio V, que incentivou seu uso no combate ao mal que acontecia no mundo na época. Em 1571, o Papa Pio V declarou oficialmente a festa de Nossa Senhora das Vitórias, agora conhecida como a festa do Santíssimo Rosário, que é comemorada em 7 de outubro.

Em 1917, a Mãe Santíssima apareceu aos filhos de Fátima e se declarou Nossa Senhora do Rosário. Através de suas aparições em Fátima, Maria implorou ao mundo que voltasse seus corações a Deus, pedindo a todos e a todos que “orem o Rosário todos os dias em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, para obter paz no mundo … pois ela sozinha pode salve-o “(Nossa Senhora, 13 de julho de 1917). Maria apresentou 15 promessas àqueles que responderam fielmente a esse pedido.

Em 2002, com sua carta apostólica, Rosarium Virginis Mariae, o Papa João Paulo II introduziu o quarto conjunto de mistérios no rosário. Esses mistérios são conhecidos como “Luminosos” ou “Mistérios da Luz”, que nos levam desde a infância até a vida pública de Jesus. É nesses mistérios que podemos, de uma maneira mais profunda, conhecer a Cristo durante Seu ministério aqui na Terra. Ao mesmo tempo, é através desses mistérios que é dado um pico na missão de redenção de Cristo e Seu estabelecimento da Igreja universal.

[ad_2]

Source by Charlotte Eloquin

Últimas Notícias

34 novos recrutas prestam juramento na Guarda Suíça

A cerimônia de juramento celebra o sacrifício de 147 guardas suíços mortos em combate...

Bispos alemães aprovam Comissão Sinodal contrariando declaração anterior

A narrativa faz lembrar a fábula do “O Pastor Mentiroso e o Lobo”. Relato...

São Domingos Sávio, primeiro Santo Salesiano

Na vida de São Domingos Sávio, cuja memória a Igreja celebra no dia 6...

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...