No ano de 1745, após ter sobrevivido a uma forte tempestade durante suas navegações, o capitão mar e guerra Theodósio Rodrigues de Faria trouxe a imagem como forma de gratidão.
Salvador – Bahia (17/01/2025 08:38, Gaudium Press) Na última quarta-feira, 15 de janeiro, aconteceu a procissão marítima de translado da imagem do Senhor do Bonfim, que estava programada para ocorrer no final de semana, mas foi adiada por conta do mau tempo.
Esta tradicional manifestação de Fé, realizada na cidade de Salvador (Bahia), faz parte dos festejos pelos 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim, que partiu de Portugal em uma nau, cruzando a Baía de Todos os Santos.
Procissão marítima foi instituída há quatro anos
Implantada há quatro anos, com um percurso realizado entre a Colina Sagrada e a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, esta procissão marítima recorda a chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Bahia.
“Nós tomamos essa iniciativa para recordar que a imagem chegou aqui de barco. Como também Jesus navegou muito nas águas do mar da Galileia. O mar tem uma relação com Jesus e com a sua imagem”, afirmou o Reitor do Santuário, Padre Edson Menezes.
Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese
A primeira Santa Missa do dia foi presidida às 7h30 pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho. Logo depois, a imagem peregrina saiu em carro aberto pela Avenida Beira Mar, em direção à Marina da Penha, na Ribeira, onde foi embarcada. Dando-se início à procissão.
Em 1745, como forma de gratidão, o capitão mar e guerra Theodósio Rodrigues de Faria trouxe a imagem, após ter sobrevivido a uma forte tempestade durante suas navegações. Ela permaneceu durante nove anos na Igreja Nossa Senhora da Penha de França, na Ribeira, até a inauguração da Basílica, em 1754.
Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim
Na manhã da quinta-feira, 16, foi realizada a tradicional Lavagem das Escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim. Este é um dos momentos mais aguardados dos festejos, reunindo por volta de dois milhões de devotos que percorreram oito quilômetros com a imagem do Santo padroeiro do Santuário.
Esta foi a 16ª edição da caminhada ‘Lavagem de Corpo e Alma’, que teve início em frente à Igreja da Conceição da Praia e foi concluída na Colina Sagrada, onde o Padre Edson Menezes fez um discurso e deu a benção aos fiéis presentes. Em seguida, foi realizada a lavagem das escadarias e do adro da Basílica do Senhor do Bonfim. O novenário será retomado nesta sexta-feira, 17, e seguirá até o dia 19, data oficial da Santa Missa Solene. (EPC)
The post Devotos celebram os 280 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim appeared first on Gaudium Press.