InícioCatecismoEspiritualidadeEstudo revela que beleza das igrejas é importante para a conversão dos...

Estudo revela que beleza das igrejas é importante para a conversão dos jovens

Published on

De acordo com o estudo, o prédio da igreja influencia mais do que os grupos de jovens

De acordo com um novo estudo da organização juvenil cristã britânica, Hope Revolution Partnership, ferramentas de evangelização verdadeiras e já testadas, como o próprio prédio físico da igreja, são muito influentes na conversão de um jovem ao cristianismo

O Telegraph revelou os resultados do estudo, afirmando que “cerca de 13% dos adolescentes disseram que decidiram se tornar cristãos após visitarem uma igreja ou catedral”.

O estudo também descobriu algo ainda mais surpreendente: a “influência do edifício da igreja na conversão de adolescentes é mais significativa do que a participação deles em um grupo de jovens, em um casamento ou o fato de eles conversarem com outros cristãos sobre a fé”.

Na verdade, “o estudo sugere que métodos utilizados pela Igreja, como os grupos de jovens, são menos eficazes para atrair crianças do que a oração ou a visita a uma igreja”.

Embora o estudo tenha sido dirigido apenas para aqueles envolvidos com a Igreja da Inglaterra, os resultados parecem confirmar o que muitos Centros Universitários em vários países estão descobrindo. Por exemplo, na igreja de Santo Tomás de Aquino Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, um projeto de construção recente colocou a estrutura da igreja no centro dos esforços de evangelização.

Os estudantes ajudaram a planejar o novo edifício da igreja, que foi construído de acordo com a arquitetura tradicional. O bispo James Conley, de Lincoln, explicou em uma entrevista ao Adoremus: “Nós pensamos que o estilo e toda a estrutura da igreja de Santo Tomás de Aquino comunicam beleza, e beleza atrai. … Nós acreditamos que os estudantes serão atraídos por isso. Eles já estão sendo atraídos. Sempre há estudantes lá”.

Desde a conclusão do projeto, os resultados foram claros. O arquiteto Kevin Clark revelou ao Adoremus o que tem acontecido desde a construção da igreja: “é incrível ver católicos e não-católicos participarem da beleza física do edifício. Faz parte da conversa, é uma intriga. Há uma série de não-católicos com quem me deparo quando estou dando voltas na igreja. … Eles só querem estar lá, eles só querem ver aquilo, e a igreja realmente se tornou um elemento da cidade”.

Situação parecida em outro centro universitário, o Centro Católico da Universidade de São Paulo em Madison, Wisconsin. A construção de sua nova capela está quase concluída e tem como objetivo inspirar por sua beleza. Em seu site, o Centro explicou por que eles escolheram construir um edifício de estilo mais tradicional, “os estudantes estão sedentos de beleza; um estudo recente mostrou que a beleza era uma das razões mais importantes pelas quais as pessoas vêm e ficam no catolicismo. A instalação precisa ser grande, linda e visível o suficiente para que os estudantes percebam isso. Os alunos nos dizem que seus amigos não entendem que o prédio de concreto cinzento ao lado da livraria é uma igreja. O projeto tomou elementos da história arquitetônica da Igreja que incorporam a beleza da nossa fé, mas também são complementares com o centro da cidade de Madison.”

Como o Conselho Pontifício para a Cultura declarou no documento ” Via Pulchritudinis:”

“O caminho da beleza responde ao íntimo desejo de felicidade que reside no coração de cada pessoa. Abrindo horizontes infinitos, leva a pessoa humana a empurrar para fora de si mesmo, desde a rotina do efêmero instante, até o Transcendente e Mistério, e procura, como objetivo final da busca pelo bem-estar e nostalgia total, essa beleza original que é o próprio Deus, criador de toda a beleza”.

Claro, a beleza de um edifício da igreja é apenas uma parte, ou um passo na jornada cristã, mas, de acordo com estudos e experiências recentes, é muito importante que não deve ser ignorada.

Fonte: Aleteia.org

Últimas Notícias

Sexta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como...

Incêndio na torre da Catedral de Rouen

As imagens da torre em chamas da Catedral de Rouen evocam o terrível incêndio...

Dom Valdemir Vicente é nomeado Bispo de Juazeiro (BA)

O prelado será transferindo da Sé titular Episcopal de Castabala e do Ofício de...

Itália: Governo propõe ajudar financeiramente mulheres que se recusam a abortar

Giorgia Meloni apresentou um projeto de lei “Renda de Maternidade”, destinada às pessoas que...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...