InícioNotícias da IgrejaFilipinas: Santuário Nacional de Maria Auxiliadora se torna Basílica menor

Filipinas: Santuário Nacional de Maria Auxiliadora se torna Basílica menor

Published on

Com a distinção concedida pelo Papa Francisco, este Santuário Mariano se torna a primeira Basílica menor da Diocese de Parañaque.

Filipinas Santuario Nacional de Maria Auxiliadora se torna Basilica menor

Redação (28/03/2025 17:13, Gaudium Press) O Santuário Nacional de Maria Auxiliadora, localizado na Cidade de Parañaque, Filipinas, será elevado à categoria de Basílica menor. “Receber esta honra é realmente uma graça de Deus e uma profunda bênção para nosso Santuário Nacional e Paróquia”, diz um comunicado divulgado pela própria paróquia.

Com esta distinção concedida pelo Papa Francisco, o Santuário Nacional de Maria Auxiliadora se torna a primeira Basílica menor da Diocese de Parañaque, com 22 anos de existência. A nova Basílica abriga uma imagem centenária de Nossa Senhora Auxiliadora, que, no ano de 2022, recebeu coroação canônica.

O que é uma Basílica?

Segundo o documento Domus Ecclesiae, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, as Basílicas são igrejas dotadas de especial importância para a vida litúrgica e pastoral de uma Diocese e, por isso, possuem “um particular vínculo com a Igreja de Roma e com o Sumo Pontífice”.

O documento explica ainda que “entre as Igrejas de uma Diocese, em primeiro lugar e com maior dignidade, está a Catedral, na qual é colocada a Cátedra, sinal do magistério e do poder do Bispo, pastor da sua Diocese, e sinal da comunhão com a Cátedra romana de Pedro. Seguem-se depois as igrejas paroquiais, que são sede das várias comunidades da Diocese. Existem, além disto, os santuários, aos quais acorrem em peregrinação os fiéis da Diocese e de outras igrejas locais”.

Basílicas maiores e Basílicas menores

Existem dois tipos de Basílicas: as “maiores”, que são quatro, todas situadas em Roma: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros; e as “menores”, que já passam de 1500 e estão distribuídas em todo o mundo. O título de Basílica menor só pode ser concedido pelo Papa, para recebê-lo, a igreja deve ser reconhecida como um centro de atividade litúrgica e pastoral, sobretudo para as celebrações da Eucaristia, da Reconciliação e dos outros sacramentos, “sendo exemplar quanto à preparação e desenvolvimento, fiel na observância das normas litúrgicas e com a ativa participação do povo de Deus”, como destaca o decreto Domus Ecclesiae. (EPC)

The post Filipinas: Santuário Nacional de Maria Auxiliadora se torna Basílica menor appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Sacerdote brasileiro José Antônio Maria Ibiapina torna-se venerável

Nesta segunda-feira, 31 de março, o Papa Francisco divulgou um decreto que atesta as...

França: Mosaicos de Rupnik em duas portas do Santuário de Lourdes foram cobertos

As duas portas laterais da Basílica do Rosário, com mosaicos de Marko Rupnik, foram...

São Benedito, confessor

Benedito, nascido em 1526 em São Filadelfo, nos arredores de Messina, era filho de...

Vade retro!

 “A Cruz Sagrada seja a minha Luz. Não seja o dragão o meu guia....

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...