InícioCatecismoNão participar da missa dominical, sem uma causa justa, é pecado grave!

Não participar da missa dominical, sem uma causa justa, é pecado grave!

Published on

Dos milhões de católicos do Brasil uma porcentagem considerável afirmam que nem sempre vão a missa dominical. Isto é, obviamente, um grande problema!

É um problema por uma série de razões, sendo a maior delas que a Missa é uma fonte de graça necessária para nossas almas. Mas há outra razão séria que os que se auto-denominam católicos podem não entender completamente: se um católico sabe que a participação na missa (INTEIRA) é exigida aos domingos e dias sagrados e deixa de ir sem uma “causa grave”, está cometendo pecado mortal.

Sim, você não é apenas um católico ruim, você está cometendo um pecado, precisará buscar a confissão pelo bem de sua alma.

A missa não é uma coisa boa apenas para para religiosos ou “super católicos”; ela é a pedra angular de toda vida católica autêntica. Na verdade, dos cincos preceitos da Igreja (o que o Catecismo chama de “mínimo necessário” para ser católico), participar da Missa aos domingos e dias santos “De Guarda” é o primeiro! Este requisito também é explicado no Código de Direito Canônico (CDC 1247).

Claro que ,como mencionado acima, não é pecado perder a missa se você tem um motivo justo; Por exemplo, se você está doente ou se só tem você para cuidar de um doente.

E se você é um dos milhões de católicos que regularmente ignoram a Missa sem uma justa razão, saiba que Deus em sua infinita misericórdia deseja te acolher, que sempre é tempo de voltar. E você deve, pelo bem da sua alma.

Se você está pronto para voltar a se compremeter com a vida católica, incluindo o comparecimento semanal da missa, busque a confissão e comece de novo. Lembre-se, se nos arrependemos, Jesus sempre está disposto a nos receber de volta.

Por isso, encorajamos todos os católicos: vá para a missa!

Últimas Notícias

“O martírio não é fraqueza”, assegura Papa Francisco

Durante o Angelus desta quinta-feira, 26 de dezembro, o Pontífice refletiu sobre Santo Estevão,...

Jubileu 2025 é iniciado com abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro

Esta foi a primeira de uma série de celebrações realizadas pela Igreja Católica em...

2º Dia na Oitava de Natal

SANTO ESTÊVÃO DIÁCONO E PROTOMÁRTIR (vermelho, glória, pref. do Natal – ofício da festa) Abriram-se as portas...

Santo Estêvão – primeiro mártir

Depois de Pentecostes os apóstolos dirigiram o anúncio da mensagem cristã aos mais próximos,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...