O Dicastério para a Cultura e a Educação é um novo organismo, que assume as funções anteriormente confiadas à Congregação para a Educação Católica e ao Conselho Pontifício para a Cultura.
Redação (26/09/2022 16:10, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou, nesta segunda-feira, o Cardeal José Tolentino de Mendonça como Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Ele vai substituir Cardeal Gianfranco Ravasi (que completará 80 anos em 18 de outubro) no ex-Conselho Pontifício para a Cultura, e o Cardeal Giuseppe Versaldi (79 anos) na ex-Congregação da Educação Católica.
Com efeito, com a entrada em vigor da Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, a Congregação para a Educação Católica e o Pontifício Conselho para a Cultura foram abolidos e suas respectivas competências atribuídas ao novo Dicastério para a Cultura e a Educação.
O cardeal português, de 56 anos, deixa o cargo de Bibliotecário e Arquivista da Santa Sé, sendo substituído por Dom Angelo Vincenzo Zani até então Secretário da antiga Congregação para a Educação Católica.
O Dicastério de Cultura e Educação também tem um novo Secretário na pessoa do Pe. Giovanni Cesare Pagazzi, professor de Eclesiologia e Comunidade Familiar no Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, em Roma.
The post Novas nomeações na Cúria Romana appeared first on Gaudium Press.