InícioNotícias da IgrejaPapa alerta fiéis para o risco de uma religiosidade da aparência

Papa alerta fiéis para o risco de uma religiosidade da aparência

Published on

O Pontífice advertiu que devemos tomar cuidado para não sermos bons apenas por fora, descuidando de purificar o nosso coração.

Redação (30/08/2021 16:26, Gaudium Press) No último domingo, 29 de agosto, durante a recitação do Angelus na Praça de São Pedro, o Papa Francisco comentou o Evangelho do dia ressaltando que a ação do Senhor é fundamentalmente a de querer devolver a Fé ao seu centro.

O Evangelho do apóstolo São Marcos expõe alguns fariseus escandalizados porque o Senhor permitiu que os apóstolos comessem com as mãos ‘impuras’, não seguindo a tradição de lavá-las. Nosso Senhor os invectiva como hipócritas, como representantes de um coração que “honra com os lábios”, mas cujo coração está distante de Deus.

“É o risco de uma religiosidade da aparência: aparentar ser bom por fora, descuidando purificar o coração. Sempre existe a tentação de ‘consertar Deus’ com alguma devoção externa, mas Jesus não se contenta com este culto. Ele não quer o externo, quer uma Fé que chegue ao coração”, disse Francisco a este respeito.

No Evangelho, Jesus diz à multidão que “não há nada fora do homem que, entrando nele, o torne impuro” e que, pelo contrário, é “de dentro, do coração” que nascem as coisas más, o Pontífice acrescentou:

“Estas palavras – comentou o Santo Padre – são revolucionárias, porque na mentalidade da época se pensava que certos alimentos ou contatos externos tornavam a pessoa impura. Jesus inverte a perspectiva: o que vem de fora não é ruim, mas o que nasce de dentro”.

Para vencer o mal, você deve primeiro derrotá-lo dentro de si mesmo

Mas também tendemos a pensar “que o mal vem principalmente de fora: do comportamento dos outros, daqueles que pensam mal de nós, da sociedade. Quantas vezes culpamos os outros, a sociedade, o mundo, por tudo o que nos acontece! A culpa é sempre dos ‘outros’: do povo, dos governantes, da má sorte ”, disse o Papa.

Francisco nos convidou a pedir ao Senhor “que nos livre de culpar os outros”. E que peçamos “a graça de não perder tempo contaminando o mundo com reclamações, porque isto não é cristão”. Em vez disso, Jesus nos convida a olhar a vida e o mundo com o coração. Se olharmos por dentro, encontraremos quase tudo que detestamos fora”.

Se “pedirmos sinceramente a Deus que nos purifique o coração”, começaremos a “tornar o mundo mais limpo. Porque existe uma maneira infalível de derrotar o mal: começar por vencê-lo dentro de si mesmo”, concluiu. (EPC)

The post Papa alerta fiéis para o risco de uma religiosidade da aparência appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Jubileu dos Enfermos deve receber mais de 20 mil peregrinos em Roma

As delegações, provenientes de 90 países, incluirão pacientes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais e...

Papa Francisco apresenta leve melhora e poderá fazer aparição pública no domingo

Através de um boletim informativo, a Sala de Imprensa da Santa Sé sugeriu a...

Hoje completam-se 106 anos do falecimento de São Francisco Marto, vidente de Fátima

Menino plácido, meditativo e religioso, Francisco foi o primeiro a falecer, em 4 de...

Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja (memória facultativa)

Nasceu em Sevilha em 560 e morreu em 636. Escritor enciclopédico que foi muito...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...