InícioNotícias da IgrejaPapa Francisco: a redução da dependência de drogas não pode ser alcançada...

Papa Francisco: a redução da dependência de drogas não pode ser alcançada através da liberalização do seu consumo

Published on

Por ocasião da celebração do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, o Papa Francisco, em sua catequese nesta quarta-feira, 26 de junho, abordou a trágica realidade da dependência de drogas.

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422 17

Redação (27/06/2024 10:33, Gaudium PressNa Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco excepcionalmente não continuou o ciclo de catequese sobre o Espírito Santo, mas se concentrou em um tema: a luta contra a toxicodependência. Ele enfatizou que “tendo conhecido tantas histórias trágicas de toxicodependentes e suas famílias, estou convencido de que é um dever moral pôr fim à produção e ao tráfico destas substâncias perigosas. Este flagelo, que produz violência e semeia sofrimento e morte, exige um ato de coragem por parte de toda a sociedade”.

Francisco observou que o vício em drogas “empobrece a comunidade. Diminui a força humana e a fibra moral. Prejudica os valores estimados. Destrói a vontade de viver e de contribuir para a criação de uma sociedade melhor”.

Analisando a situação dos usuários de drogas, o papa frisou que eles continuam tendo uma dignidade enquanto pessoas filhas de Deus”, e “cada toxicodependente traz consigo uma história pessoal diferente, que deve ser ouvida, compreendida, amada e, na medida do possível, sanada e purificada”.

Responsabilidade dos traficantes

O Papa deixou claro que a dependência de drogas não será reduzida com a liberalização do uso de drogas, como foi proposto, ou já implementado, em alguns países. Denunciando as “intenções e ações maliciosas dos distribuidores e traficantes de drogas”, Francisco citou as severas palavras de Bento XVI durante uma visita a uma comunidade terapêutica: “Digo aos traficantes de drogas que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e adultos de todos os segmentos da sociedade: Deus os chamará para prestar contas do que fizeram. A dignidade humana não pode ser espezinhada dessa forma”.

O pontífice criticou a atuação dos narcotraficantes, convidando também a “rezar por esses criminosos que fornecem drogas aos jovens. São criminosos, assassinos, rezemos pela sua conversão”.

Prevenção

O Santo Padre também destacou a importância da prevenção. “Outra forma prioritária de combater o abuso e o narcotráfico é a prevenção, que se faz promovendo maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida pessoal e comunitária, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança para o futuro.”

O Papa recordou ainda a atividade da Igreja neste campo, “sinto-me confortado pelos esforços empreendidos por diversas Conferências Episcopais para promover legislação e políticas justas relativas ao tratamento das pessoas dependentes do consumo de drogas e à prevenção para deter este flagelo”.

E por fim, Francisco fez um apelo: “também nós somos chamados a agir, a parar diante de situações de fragilidade e de dor, a saber escutar o grito da solidão e da angústia, a inclinar-nos para levantar e reconduzir a uma nova vida aqueles que caem na escravidão das drogas”.

The post Papa Francisco: a redução da dependência de drogas não pode ser alcançada através da liberalização do seu consumo appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Os grandes Apóstolos São Pedro e São Paulo

No dia 29 de junho, a Igreja celebra a festa dos grandes Apóstolos São...

Dois sacerdotes ucranianos são libertados do cativeiro russo

Os sacerdotes Ivan Levytskyi e Bohdan Helet, membros da Ordem Redentorista, foram capturados em...

São Paulo, devoto do Sagrado Coração de Jesus?

Se analisarmos as cartas de São Paulo, em muitas passagens encontraremos alusões ao coração...

Sábado da 12ª semana do Tempo Comum

(verde – ofício do dia) O Senhor é a força do seu povo, é a...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...