Home / Notícias da Igreja / Papa Leão XIV celebra primeira Missa com os Cardeais

Papa Leão XIV celebra primeira Missa com os Cardeais

Em sua homilia, o Pontífice convidou os Cardeais a refletirem “sobre as maravilhas que o Senhor fez, as bênçãos que o Senhor continua a derramar sobre todos nós”.

Papa Leao XIV celebra primeira Missa com os Cardeais 1

Cidade do Vaticano (09/05/2025 14:21, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 8 de maio, o Papa Leão XIV retornou à Capela Sistina para presidir uma Santa Missa com todos os membros do Colégio Cardinalício. Em sua homilia, o Pontífice convidou os Cardeais a refletirem “sobre as maravilhas que o Senhor fez, as bênçãos que o Senhor continua a derramar sobre todos nós por meio do Ministério de Pedro”.

“O Senhor me chamou para carregar essa Cruz e realizar essa missão, e sei que posso contar com cada um de vocês para caminhar comigo, continuamos como Igreja, como uma comunidade de amigos de Jesus, como fiéis para anunciar a Boa Nova, para anunciar o Evangelho”, afirmou.

Papa Leao XIV celebra primeira Missa com os Cardeais 2

“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”

Refletindo sobre o capítulo 16 do Evangelho de São Mateus, no qual Simão Pedro se dirige a Nosso Senhor Jesus Cristo e diz: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, o Santo Padre explicou que essas palavras expressam em síntese o patrimônio que há dois mil anos a Igreja preserva, aprofunda e transmite através da sucessão apostólica: Jesus é o único Salvador e o revelador da face do Pai.

Tratando sobre a pergunta que Jesus faz para São Pedro (“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”), Leão XIV afirmou que esta não é uma questão banal e que existem duas possíveis respostas. A primeira identifica Jesus como uma pessoa sem importância alguma, como fizeram os habitantes de Cesareia de Filipe. A segunda é a dos que veem Jesus não como um charlatão, mas uma pessoa reta, porém o consideram somente um homem e, por isso, durante a Paixão, O abandonam.

Papa Leao XIV celebra primeira Missa com os Cardeais 3

A falta de Fé traz consigo a perda do sentido da vida

“Também hoje, não são poucos os contextos em que a Fé Cristã é considerada algo absurdo destinada a pessoas débeis e pouco inteligentes; contextos em que a ela preferem-se outras seguranças, como a tecnologia, o dinheiro, o sucesso, o poder e o prazer”, lamentou. São ambientes onde não é fácil testemunhar nem anunciar o Evangelho, e onde quem acredita se vê ridicularizado.

Entretanto, exatamente por este motivo, são lugares onde a missão se torna urgente, porque a falta de Fé, muitas vezes, traz consigo dramas como a perda do sentido da vida, o esquecimento da misericórdia, a violação da dignidade da pessoa, a crise da família e tantas outras feridas das quais a nossa sociedade sofre.

Papa Leao XIV celebra primeira Missa com os Cardeais 4

Desaparecer para que Cristo permaneça

Leão XIV advertiu que “ainda hoje, não faltam contextos nos quais Jesus, embora apreciado como homem, é simplesmente reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem, e isto não apenas entre quem não crê, mas também entre muitos batizados, que acabam por viver, a este nível, num ateísmo prático. Este é o mundo que nos está confiado e no qual somos chamados a testemunhar a alegria da Fé em Jesus Salvador”.

Concluindo, o Pontífice citou uma frase dita por Santo Inácio de Antioquia ao se encaminhar para o seu martírio: ‘Então serei verdadeiro discípulo de Jesus, quando o meu corpo for subtraído à vista do mundo’. “Estas palavras recordam um compromisso irrenunciável para quem, na Igreja, exerce um ministério de autoridade: desaparecer para que Cristo permaneça, fazer-se pequeno para que Ele seja conhecido e glorificado gastar-se até ao limite para que a ninguém falte a oportunidade de O conhecer e amar. Que Deus me dê esta graça, hoje e sempre, com a ajuda da terna intercessão de Maria, Mãe da Igreja”, concluiu. (EPC)

The post Papa Leão XIV celebra primeira Missa com os Cardeais appeared first on Gaudium Press.