Home / Notícias da Igreja / Procissão do Senhor dos Milagres deixa de ser realizada pela segunda vez em três séculos

Procissão do Senhor dos Milagres deixa de ser realizada pela segunda vez em três séculos

O evento costuma atrair por volta de dois milhões de devotos que se reúnem nas ruas de Lima para saudar a imagem do Senhor dos Milagres.

Peru – Lima (05/10/2020 15:00, Gaudium Press) Uma das mais populares e numerosas procissões da América Latina, a do Senhor dos Milagres no Peru, não será realizada este ano por conta da pandemia de Covid-19. O evento costuma atrair por volta de dois milhões de devotos que se reúnem nas ruas de Lima para saudar a imagem do Senhor dos Milagres.

Segunda vez que a procissão é cancelada em 333 anos

Nos 333 anos em que a festa é realizada em Lima, esta é a segunda vez que a procissão é cancelada. O único precedente similar ocorreu no ano de 1882, quando as tradicionais procissões não foram realizadas por conta da ocupação chilena de Lima durante a Guerra do Pacífico (1879-1884).

A primeira das cinco tradicionais procissões com a imagem do Senhor dos Milagres pelas ruas da capital peruana deveria ter ocorrido neste último sábado, 03 de outubro. De fato, segundo a tradição, este ano a sagrada imagem sairia em procissão no dia 03 e retornaria no dia 04, voltando a sair no dia 18 e retornando no dia 19. No final do mês faria uma breve peregrinação, voltando à clausura no dia 28.

Mensagem do Papa Francisco

Diante desta triste situação, o Papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade aos devotos do Senhor dos Milagres garantindo que o fato das procissões terem sido canceladas este ano, “não impede o Senhor de realizar o milagre de chegar aos milhares de corações bem dispostos que, com Fé simples, reconhecem que Deus feito homem continua caminhando com os seus irmãos pelo caminho doloroso de cada época, e continua partilhando a incerteza e o sofrimento de todos, especialmente dos mais pobres, dos excluídos e dos descartados”.

A Arquidiocese de Lima e a Irmandade do Senhor dos Milagres pretendem transmitir, através das suas redes sociais, as homilias e filmagens de procissões dos anos passados, assim como a celebração do Arcebispo Dom Carlos Castillo para esta ocasião.

Origem da procissão do Senhor dos Milagres

No ano de 1687 ocorreu a primeira procissão do Senhor dos Milagres. Na ocasião a imagem, pintada na parede de uma capela ficou intacta após um violento terremoto que derrubou a edificação religiosa. A imagem mostra um Cristo de pele morena crucificado, pintado pela primeira vez no século XVII por um escravo negro originário da África. A atual imagem, que sai em procissão pelas ruas de Lima, é uma tela que é conservada na Igreja das Nazarenas, localizada no centro histórico de Lima. (EPC)

The post Procissão do Senhor dos Milagres deixa de ser realizada pela segunda vez em três séculos appeared first on Gaudium Press.