InícioNotícias da IgrejaVenezuela celebrará 125 anos de consagração ao Santíssimo Sacramento

Venezuela celebrará 125 anos de consagração ao Santíssimo Sacramento

Published on

Esta consagração ao Santíssimo Sacramento será renovada em todas as comunidades, capelas e paróquias do país.

Venezuela celebrara 125 anos de consagracao ao Santissimo Sacramento

Foto: Divulgação/Conferência Episcopal Venezuelana.

Caracas – Venezuela (26/04/2024 12:55, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) divulgou em seu website oficial um calendário com uma programação festiva pelos 125 anos da consagração do país ao Santíssimo Sacramento, que se completará no dia 2 de julho.

Os Bispos venezuelanos propõem que os católicos do país percorram um caminho de graça para celebrar o aniversário, que durará até novembro deste ano. Eles esperam que este seja um momento de bênçãos abundantes e uma forma de renovação da identidade de filhos de Deus através do Batismo. A consagração ao Santíssimo Sacramento será renovada em todas as comunidades, capelas e paróquias do país.

Venezuela: a “República do Santíssimo Sacramento”

De acordo com Dom Enrique Pérez Lavado, Bispo de Maturín e presidente da Comissão Episcopal de Liturgia da CEV, este itinerário celebrativo terá por missão fortalecer a identidade da Venezuela como “República do Santíssimo Sacramento”. Todas as atividades festivas serão confiadas à proteção de Nossa Senhora de Coromoto, padroeira da Venezuela.

“Queremos celebrar, com especial carinho e crescente compromisso com a vida cristã e cívica, o 125º aniversário da consagração do nosso país ao Santíssimo Sacramento, renovando com Fé, Esperança e Caridade esta Aliança Eucarística de Deus com seu amado povo peregrino na Venezuela e promover a restauração da fraternidade de todos os venezuelanos, dentro e fora do território nacional”, afirmou o prelado.

Histórico da Consagração da Venezuela ao Santíssimo Sacramento

No ano de 1899 o Padre Juan Bautista Castro, posteriormente Arcebispo de Caracas, propôs ao Episcopado do país a consagração da Venezuela a Jesus Eucarístico com o objetivo de buscar em Deus o alívio do sofrimento ao que estava submetido o povo naquela época. O pedido do sacerdote foi aceito de forma unânime pelos Bispos. No dia 2 de julho daquele ano, Dom Críspulo Uzcátegui, então Arcebispo de Caracas, leu o Ato de Consagração do país ao Santíssimo Sacramento.

Na ocasião, o sacerdote manifestou acreditar que através daquele piedoso ato os venezuelanos se uniriam e a harmonia seria restabelecida no país. “Essa é uma obra que pertence a Deus, ao Deus da caridade infinita e da compaixão inefável, ao Deus do nosso tabernáculo, à Hóstia pacífica, o único que tem o poder de unir as almas e mantê-las na ordem e na paz”, afirmou o Padre Castro em 1899. (EPC)

The post Venezuela celebrará 125 anos de consagração ao Santíssimo Sacramento appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

“O martírio não é fraqueza”, assegura Papa Francisco

Durante o Angelus desta quinta-feira, 26 de dezembro, o Pontífice refletiu sobre Santo Estevão,...

Jubileu 2025 é iniciado com abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro

Esta foi a primeira de uma série de celebrações realizadas pela Igreja Católica em...

2º Dia na Oitava de Natal

SANTO ESTÊVÃO DIÁCONO E PROTOMÁRTIR (vermelho, glória, pref. do Natal – ofício da festa) Abriram-se as portas...

Santo Estêvão – primeiro mártir

Depois de Pentecostes os apóstolos dirigiram o anúncio da mensagem cristã aos mais próximos,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...