InícioNotícias da IgrejaA oração transforma a inquietude em disponibilidade, recorda Papa

A oração transforma a inquietude em disponibilidade, recorda Papa

Published on

É simples, todos nós podemos rezar assim, quase sem palavras: “Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser!”

É simples, todos nós podemos rezar assim, quase sem palavras: “Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser!”

 

Cidade do Vaticano (18/11/2020, 11:00, Gaudium Press) “No caminho destes nossos encontros sobre a oração, hoje nos deparamos com a figura da Virgem Maria como mulher orante”.
Assim o Papa Francisco anunciou o tema de sua catequese desta quarta-feira (18/11), logo no início da Audiência Geral realizada na Biblioteca do Palácio Apostólico.

O Papa recordou que quando ainda “era uma simples jovem futura esposa de um homem da casa de Davi, Maria rezava”. E Francisco imaginou a jovem Maria de Nazaré recolhida em silêncio, em contínuo diálogo com Deus, que estava prestes a confiar a Ela sua missão.

Nossa Senhora era cheia de graça e imaculada desde a concepção, mas ainda não sabia de sua extraordinária vocação e dificuldades e tempestades que deveria enfrentar.

Para o Papa, uma coisa é certa: “Maria pertence à grande multidão daqueles humildes de coração que os historiadores oficiais não inserem em seus livros, mas com quem Deus preparou a vinda de seu Filho.”

Senhor fazei aquilo que quiser, quando quiser, como quiser

Francisco recordou que Maria, em sua oração, “espera que Deus tome as rédeas de seu caminho e a guie para onde Ele quiser. Está em oração quando o arcanjo Gabriel vem trazer-lhe o anúncio em Nazaré. Não há melhor modo de rezar do que colocar-se como Maria em atitude de abertura, coração aberto a Deus: “Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser!”

O Pontífice afirmou que Maria tinha o “coração aberto à vontade de Deus” e observou com ênfase:
“Quantos fiéis vivem deste modo a sua oração! Aqueles que são humildes de coração rezam assim, com humildade essencial, com humildade simples. “Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser!” , eles rezam assim não irritando-se porque os dias são cheios de problemas, mas indo ao encontro da realidade e sabendo que no amor humilde, oferecido em cada situação, nos tornamos instrumentos da graça de Deus.
“Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser!” “Uma oração simples. É colocar a nossa vida nas mãos do Senhor. Que seja ele a nos guiar. Todos nós podemos rezar assim, quase sem palavras, simples. “Senhor, aquilo que quiser, quando quiser, e como quiser!”

A inquietude faz mal, a oração acalma nossas inquietudes

A ainda em sua catequese de hoje, o Papa acrescentou um comentário:
“A oração acalma as nossas inquietudes, mas nós somos inquietos, queremos as coisas antes de pedirmos, queremos rápido, rápido. A vida não é assim.
Essa inquietude nos faz mal. A oração acalma a inquietude, sabe transformá-la em disponibilidade.
Estou inquieto, rezo e a oração me abre o coração e me torna disponível à vontade de Deus. A Virgem Maria, naqueles poucos instantes da Anunciação, soube rejeitar o medo, apesar de ter previsto que o seu “sim” lhe teria dado provações muito duras.”

O Papa ensinou ainda a rezar dizendo “aquilo que quiser, Senhor”:
“Se na oração entendemos que cada dia doado por Deus é um chamado, então alargamos os nossos corações e acolhemos tudo. Aprende-se a dizer: “Aquilo que quiser, Senhor”.

E ensinou também a fazer um pedido durante a oração:
“Prometa-me apenas que estará comigo a cada passo do meu caminho. Isso é importante, pedir ao Senhor a sua presença a cada passo do nosso caminho. Que Ele não nos deixe sozinho, que não nos abandone na tentação, que não nos abandone nos momentos difíceis. O final do Pai-Nosso é assim, a graça que Jesus nos ensinou a pedir ao Senhor.”

A oração de Maria é silenciosa: Ela reza em toda a vida de Jesus, reza acompanhando a Igreja nascente

Para o Papa Francisco, “Maria acompanha em oração toda a vida de Jesus, até sua morte e ressurreição; e no final acompanha os primeiros passos da Igreja nascente. Maria reza com os discípulos que passaram pelo escândalo da Cruz. Reza com Pedro, que cedeu ao medo e chorou de remorso. Maria está lá, com os discípulos, entre os homens e mulheres a quem seu Filho chamou para formar sua Comunidade. Maria não se comporta como um sacerdote entre eles, é a mãe de Jesus que reza com eles, em comunidade, como uma da comunidade. Reza com eles e por eles. E, mais uma vez, a sua oração precede o futuro que está prestes a acontecer: por obra do Espírito Santo tornou-se Mãe de Deus e, por obra do mesmo Espírito, torna-se Mãe da Igreja.”

No silêncio, rezando com a Igreja nascente, Maria torna-se Mãe da Igreja

“Rezando com a Igreja nascente, torna-se mãe da Igreja, acompanha os discípulos nos primeiros passos da Igreja”, comenta Francisco.

“Na oração esperando o Espírito Santo e depois nos primeiros passos, em silêncio, sempre em silêncio. A oração de Maria é silenciosa.”
“O Evangelho nos conta uma oração de Maria, em Caná, quando pede a seu filho por aquelas pessoas que estão cometendo uma gafe. (…) Ela reza e deixa o filho resolver o problema. A sua presença é uma oração e a sua presença no Cenáculo em oração com os discípulos deu à luz a Igreja.” (JSG)

The post A oração transforma a inquietude em disponibilidade, recorda Papa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Domingos Sávio, primeiro Santo Salesiano

Na vida de São Domingos Sávio, cuja memória a Igreja celebra no dia 6...

Papa reza pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

No final da oração mariana da Regina Caeli, neste domingo, 5 de maio, o...

Purificação da religião e do sacerdócio

Nossa Senhora em Fátima pediu orações pelo clero, cuja infidelidade já fora diagnosticada na...

Importante projeto de música sacra católica nos EUA, patrocinado pelo Cardeal Sarah

Sediado na Universidade de Princeton, o Projeto de Música Sacra Católica busca unir arte,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...