InícioNotícias da IgrejaCardeal Parolin critica ONU por promover o aborto e a ideologia de...

Cardeal Parolin critica ONU por promover o aborto e a ideologia de gênero

Published on

A Santa Sé não considera o aborto, o acesso ao aborto ou aos abortivos como  ‘saúde sexual reprodutiva’ e ‘direitos reprodutivos’, afirmou o Secretário de Estado do Vaticano.

92639 20150604 GK 700x467 1

Redação (26/09/2024 11:04, Gaudium Press) Durante seu discurso na “Cúpula do Futuro” das Nações Unidas, em Nova Iorque, o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, destacou a importância de promover a dignidade da pessoa humana. Ademais, ele manifestou a desaprovação da Santa Sé diante da promoção do aborto e da chamada ideologia de gênero por parte dessa assembleia.

Dirigindo-se aos membros da ONU reunidos para a cúpula na segunda-feira, o cardeal elogiou os participantes da cúpula por se engajarem no diálogo, porém, ressaltou que há uma “necessidade de repensar as ações em diversas áreas”.

O cardeal manifestou as preocupações do Vaticano em relação ao documento intitulado “Pacto para o Futuro”, aprovado pelos participantes durante a cúpula no domingo. Ele afirmou que “em conformidade com sua natureza e missão particular, [a Santa Sé] deseja expressar suas reservas” quanto à promoção do aborto e da ideologia de gênero pela assembleia.

A Santa Sé mantém o status de “observador permanente” sem direito a voto nas Nações Unidas.

“O termo ‘gênero’ é baseado na identidade sexual biológica masculina ou feminina”

Embora o “Pacto para o Futuro” aprovado na cúpula não mencione explicitamente o aborto, ele estabelece o objetivo da cúpula de “garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e aos direitos reprodutivos”. “Saúde reprodutiva” e “direitos reprodutivos” são termos usados para se referir a uma série de serviços de saúde, principalmente para mulheres, que geralmente incluem o aborto.

“Quanto aos termos ‘saúde sexual e reprodutiva’ e ‘direitos reprodutivos’, a Santa Sé considera que estes termos se aplicam a um conceito holístico de saúde, abrangendo, cada um a seu modo, a pessoa na totalidade de sua personalidade, mente e corpo, e favorecendo a conquista da maturidade pessoal na sexualidade e no amor recíproco e na tomada de decisões que caracterizam a relação conjugal entre um homem e uma mulher, de acordo com as normas morais”, disse Parolin.

“A Santa Sé não considera o aborto ou o acesso ao aborto, ou aos abortivos, como uma dimensão desses termos”, esclareceu. “Em relação ao ‘gênero’”, continuou Parolin, “a Santa Sé entende que o termo se baseia na identidade sexual biológica que é masculina ou feminina”.

O cardeal discorreu também sobre outras questões como a pobreza, a busca pela paz, o desarmamento global.

Com informações CNA

The post Cardeal Parolin critica ONU por promover o aborto e a ideologia de gênero appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Pedro Canísio – presbítero e doutor da Igreja

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio. No caso,...

Santuário de Aparecida divulga programação de Natal com 15 Missas

Ao longo de dois dias serão celebradas quinze Santas Missas na Casa da Padroeira...

Nova agência Postal do Vaticano é inaugurada na Praça São Pedro

O local foi preparado para acolher fiéis, peregrinos, cidadãos e visitantes, oferecendo um espaço...

Origem da árvore de Natal

De enormes carvalhos, símbolos pagãos, o pequeno e gracioso pinheirinho passou a ser o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...