Home / Notícias da Igreja / Cisjordânia: novo ataque de colonos israelenses à aldeia cristã de Taybeh

Cisjordânia: novo ataque de colonos israelenses à aldeia cristã de Taybeh

O ataque aconteceu na madrugada de segunda-feira, dia 28 de julho, quando colonos israelenses atearam fogo a veículos e escreveram mensagens de ódio em hebraico nos muros do vilarejo, que tem aproximadamente 1,3 mil habitantes palestinos, majoritariamente cristãos.

Taybeh. Foto Wikipedia

Taybeh. Foto Wikipedia

Redação (30/07/2025 15:46, Gaudium Press) Um grupo de colonos israelenses atacou novamente a aldeia cristã de Taybeh, perto de Ramallah, na Cisjordânia. Na noite entre 27 e 28 de julho, os agressores incendiaram dois veículos e pintaram paredes com mensagens de ódio: “Fora árabes ou a morte”. Taybeh, na parte norte da Cisjordânia, é a única cidade onde a grande maioria da população é cristã e onde, segundo a tradição, Jesus permaneceu com os apóstolos até pouco antes de sua crucificação.

Como mostram as imagens postadas online, a frase hebraica “Al-Mughayyir, você se arrependerá” é repetida, referindo-se a uma vila próxima que foi atacada no início deste ano.

Os carros em chamas pertencem a um líder da igreja local, David Azar, e a um jornalista da TV palestina, Jeries Azar.

“Meu maior medo era pelo meu filho de dois anos. Depois que escapamos, ele chorou sem parar por uma hora”, disse o jornalista, que expressou sua angústia, referindo-se a um episódio de 2015 na aldeia de Douma, na Cisjordânia, em que uma família composta por um casal e uma criança foi morta em um incêndio criminoso por extremistas judeus.

Conforme relatado pela AsiaNews, a polícia e o exército israelenses emitiram uma declaração conjunta para confirmar que uma unidade havia sido enviada para a aldeia e a polícia havia iniciado uma investigação, embora nenhuma prisão imediata tenha sido feita.

O ataque ocorreu por volta das 2h30 e se soma a uma longa série de episódios violentos perpetrados por colonos contra residentes palestinos, a maioria cristãos.

Várias vezes o pároco, Pe. Bashar Fawadleh, denunciou os contínuos ataques realizados pelos colonos e eles se tornaram ainda mais ferozes nos últimos meses, especialmente durante a guerra entre Israel e Irã.

Proximidade do patriarca

O Patriarca Latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa, esteve na aldeia de Taybeh junto com o Patriarca da Igreja Ortodoxa, Teófilo III.

Depois de visitar, também com Teófilo III, a igreja da Sagrada Família em Gaza, atacada por um tanque israelense, ele também foi às paróquias latinas de Jenin e Rafidia, em Nablus, Cisjordânia, em cumprimento de seu mandato de “estar fisicamente presente com seu povo”, como declarou o Patriarcado Latino em um comunicado.

O cardeal presidiu a Eucaristia na Igreja do Santíssimo Redentor em Jenin. Na homilia, ele “expressou sua proximidade e solidariedade e insistiu na importância de salvaguardar a identidade cristã na Terra Santa” e, após a celebração, encontrou-se com o Pe. Amer Jubran, sacerdote da paróquia, religiosos e moradores locais.

Pizzaballa encorajou os fiéis a “perseverar na fé em meio à adversidade”. “No entanto, os cristãos mantêm sua resiliência e extraem força de sua fé e da proximidade de seus pastores. Sua perseverança silenciosa reflete o espírito perene do testemunho cristão na Terra Santa”, frisou o cardeal.

Em um comunicado, os líderes cristãos lamentaram as declarações oficiais da polícia israelense, que “reduziram a questão exclusivamente aos danos a propriedades, omitindo o contexto mais amplo de intimidações e abusos sistemáticos”. “A falta de responsabilidade não apenas ameaça as comunidades cristãs, mas também enfraquece os fundamentos morais e legais que defendem a paz e a justiça para todos”.

Com informações AICA

The post Cisjordânia: novo ataque de colonos israelenses à aldeia cristã de Taybeh appeared first on Gaudium Press.