InícioNotícias da IgrejaÂngelus: a pérola pela qual se renuncia a tudo

Ângelus: a pérola pela qual se renuncia a tudo

Published on

Francisco comentou a parábola do mercador e da pérola; para o negociante é um tesouro, para nós representa algo que é tão importante que sacrificamos tudo para obtê-la.

Foto: Vatican media

Foto: Vatican media

Redação (30/07/2023 11:16, Gaudium Press) A parábola da pérola preciosa é narrada apenas no Evangelho de São Mateus (Mateus 13,46). Nela, Jesus compara o Reino dos céus a um mercador que está à procura de boas pérolas e finalmente encontra uma pérola de grande valor. Ele então vende tudo o que tem para poder comprar essa pérola preciosa.

No Ângelus deste domingo, comentando esta parábola, o Papa exortou-nos a não perdermos tempo e liberdade com coisas triviais, passatempos que nos deixam vazios por dentro, enquanto a vida nos oferece todos os dias a pérola preciosa de um encontro com Deus e com os outros! É necessário saber reconhecê-la: discernir para encontrá-la.

“Este é um convite a não nos fecharmos na rotina, na mediocridade de quem se contenta, mas a reavivar o desejo, para que o desejo de procurar, ir adiante não se apague, cultivar sonhos de bem, buscar a novidade do Senhor, porque o Senhor não é repetitivo, ele sempre traz novidade, a novidade do Espírito sempre faz novas as realidades da vida. Nós devemos ter sempre a atitude de buscar”.

Mas, assim como acontece com o negociante, ser astuto e ter “olho atento” é necessário para que possamos encontrar as coisas mais preciosas em meio às muitas ofertas da vida. Aquilo que nos faz sentir o Céu na Terra: o encontro com o Senhor.

Mas, qual é esta pérola pela qual tudo se pode renunciar, aquela de que nos fala o Senhor? Francisco enfatizou que Jesus é a pérola da nossa vida de grande valor e vale a pena dizer a Ele hoje: “Jesus, tu és o meu maior bem”.

Então, nos gestos deste negociante, que primeiro procura, depois encontra e, por fim, compra, o Papa convidou cada um a se fazer as seguintes perguntas:

Procurar: estou, em minha vida, buscando? Sinto-me no lugar, tranquilo, satisfeito ou treino meu desejo de bem? Estou aposentado espiritualmente? Quantos jovens estão aposentados! Segundo gesto, encontrar: pratico o discernimento do que é bom e vem de Deus, sabendo renunciar ao que, ao contrário, me deixa com pouco ou nada? Por fim, comprar: sei como me sacrificar por Jesus? Ele está em primeiro lugar para mim? Ele é o maior bem da vida?”

Com informações Vatican News

The post Ângelus: a pérola pela qual se renuncia a tudo appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

São Pedro Canísio – presbítero e doutor da Igreja

O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio. No caso,...

Santuário de Aparecida divulga programação de Natal com 15 Missas

Ao longo de dois dias serão celebradas quinze Santas Missas na Casa da Padroeira...

Nova agência Postal do Vaticano é inaugurada na Praça São Pedro

O local foi preparado para acolher fiéis, peregrinos, cidadãos e visitantes, oferecendo um espaço...

Origem da árvore de Natal

De enormes carvalhos, símbolos pagãos, o pequeno e gracioso pinheirinho passou a ser o...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...