InícioNotícias da IgrejaAngelus: combater a hipocrisia, fazer o bem sem aparecer

Angelus: combater a hipocrisia, fazer o bem sem aparecer

Published on

Antes de recitar o Angelus na Praça de São Pedro, o Papa exortou os fiéis a combater a tentação da hipocrisia que reside em todos e a fazer o bem com discrição. De acordo com Francisco, o espírito de responsabilidade implica humildade e generosidade, sem orgulho.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (10/11/2024 09:48, Gaudium Press) Hoje, 10 de novembro, a respeito do Evangelho do 32º Domingo do Tempo Comum, no qual Jesus denuncia a hipocrisia de alguns escribas, o Papa Francisco refletiu sobre o tipo certo de autoridade, próxima dos humildes e distante dos corruptos. “Alguns, devido ao prestígio e ao poder de que gozavam, olhavam para os outros ‘de cima’, davam-se ares e, escondendo-se atrás de uma fachada de falsa respeitabilidade e legalismo, arrogavam-se privilégios e chegavam até a roubar os mais fracos, como as viúvas”, detalhou Francisco, lamentando que transformassem seu papel, tido em alta estima na sociedade, ‘em um instrumento de arrogância e manipulação’.

“A oração corria o risco de deixar de ser, para eles, um momento de encontro com o Senhor, mas uma oportunidade de ostentação de respeitabilidade e falsa piedade, útil para atrair a atenção das pessoas e obter aprovação”.

Convidando as pessoas a se afastarem, a serem cautelosas e a não imitarem essas pessoas, o Papa destacou o comportamento dos “corruptos”, “alimentando um sistema social e religioso em que era normal tirar vantagem dos outros, especialmente dos mais desfavorecidos, cometendo injustiças e garantindo a impunidade”.

Ao contrário dessas pessoas, Jesus, por meio de suas palavras e exemplo, ensina coisas muito diferentes sobre autoridade. “Ele fala dela em termos de abnegação e serviço humilde, de ternura maternal e paternal para com as pessoas, especialmente as necessitadas”, frisou o pontífice, convidando aqueles em posições de autoridade a “olhar para os outros a partir de sua posição de poder, não para humilhá-los, mas para elevá-los, para dar-lhes esperança e ajuda”.

Como faz todos os domingos, o Papa concluiu com algumas perguntas para um exame de consciência: “Como me comporto em minhas áreas de responsabilidade? Ajo com humildade ou me orgulho de minha posição? Sou generoso e respeitoso com as pessoas, ou as trato com dureza e autoridade? E com meus irmãos e irmãs mais frágeis, estou próximo deles, sei inclinar-me para ajudá-los a se levantar?”

The post Angelus: combater a hipocrisia, fazer o bem sem aparecer appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

“O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco

The post “O cristão deve irradiar esperança, ser semeador de esperança”, exorta Papa Francisco...

São Dâmaso I – papa

Dâmaso, de origem espanhola, nascido pelo ano de 305, papa de 366 a 384,...

Quarta-feira da 2ª Semana do Advento

(roxo, pref. do Advento I ou IA – ofício do dia) O Senhor vai chegar...

Papa Francisco nomeia Bispo auxiliar do Patriarcado de Lisboa

Padre Rui Augusto Jardim Gouveia sucederá Dom Joaquim Augusto da Silva Mendes, que pediu...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...