Criada no dia 4 de julho de 1924, pelo Papa Pio XI através da bula ‘Ubi Praesules’, a então Diocese de Sorocaba nasceu sob a proteção de Nossa Senhora da Ponte.
Sorocaba – São Paulo (08/07/2024 10:07, Gaudium Press) Na última quinta-feira, 4, foi celebrada uma Santa Missa Solene na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, por ocasião do centenário da Arquidiocese de Sorocaba, localizada no Estado de São Paulo.
Inauguração de placa celebrativa
A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, e contou com os concelebrantes Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo Emérito, e os Bispos das Dioceses de Santos, Itapetininga, Itapeva, Jundiaí, Registro, São Paulo, Ourinhos e Ponta de Pedras, no arquipélago de Marajó. Além disso, estavam presentes sacerdotes, diáconos, religiosos, seminaristas e leigos.
Em sua homilia, Dom Julio Akamine tratou sobre a importância de cada um assumir o compromisso com Cristo e com a Igreja. “Nosso Senhor é a videira e quem produz frutos, Cristo faz com que produza ainda mais, pois as nossas obras são de Cristo”, destacou. Ao término da celebração, foi inaugurada uma placa celebrativa ao centenário instalada em local de destaque no altar da Catedral.
Sessão solene na Câmara Municipal
Ainda dentro das comemorações por ocasião dos cem anos da Arquidiocese de Sorocaba, na sexta-feira, dia 05 de julho, a Câmara Municipal de Sorocaba celebrou uma Sessão Solene recordando essa importante efeméride. A Sessão contou com a presença de Dom Julio Akamine, Dom Eduardo Benes, além de sacerdotes, diáconos, agentes pastorais, vereadores e representantes do executivo sorocabano.
“Ao comemorarmos os cem anos da Arquidiocese de Sorocaba, recordamos a celebração dos sacramentos, a pregação da Palavra de Deus, a evangelização, a formação da pessoa e da família para a vida cristã e para a sociedade, o cuidado com os carentes e marginalizados, a presença da Igreja junto aos sofridos e aos esquecidos. Um século promovendo a vida e a dignidade humana para este mundo e para a eternidade. Uma história que foi sendo construída com a força e a graça do Santo Espírito, que ‘faz nova todas as coisas’ e pelo qual cada um de nós, juntos, também podemos expressar: ‘Até aqui nos socorreu o Senhor!’ (1Sm 7,12)”, afirmou o Padre Júlio Cesar Fernandes.
História da criação da Diocese de Sorocaba
Criada no dia 4 de julho de 1924, pelo Papa Pio XI através da bula ‘Ubi Praesules’, a então Diocese de Sorocaba nasceu sob a proteção de Nossa Senhora da Ponte, tendo como primeiro Bispo, Dom José Carlos Aguirre. Atualmente, a Arquidiocese tem por pastor o nipo-brasileiro Dom Júlio Endi Akamine, que com zelo tem conduzido a Arquidiocese que compreende doze cidades.
A Arquidiocese conta com 58 Paróquias, uma Basílica e cinco Santuários. Seu clero local é formado por 72 sacerdotes diocesanos, 22 sacerdotes religiosos e muitos diáconos permanentes. Além disso, conta com pelo menos 14 comunidades religiosas masculinas e femininas. (EPC)
The post Arquidiocese de Sorocaba celebra seu centenário appeared first on Gaudium Press.