Dom Emmanuel Lafont, antigo Bispo de Caiena, foi sancionado pela Santa Sé e permanecerá recluso em um mosteiro na França
![]()
Dom Emmanuel Lafont. Créditos: Farad. Wikipedia
Redação (20/12/2022 13:00, Gaudium Press) A Conferência dos Bispos Franceses (CEF) confirmou que Dom Emmanuel Lafont, Bispo emérito de Caiena, capital da Guiana Francesa, foi sancionado pelo Vaticano. Segundo o periódico La Croix, a sanção contra Dom Emmanuel Lafont data do fim de outubro.
Ele fica proibido de “exercer qualquer tipo de atividade pastoral, de usar as insígnias episcopais e de entrar em contato com conhecidos na Guiana ou com jovens imigrantes”, explica o comunicado da Conferência dos Bispos. Emmanuel Lafont vai permanecer em reclusão em um mosteiro na França.
A Conferência dos bispos explicou que uma investigação canônica foi aberta em abril de 2021, após acusações de supostas atitudes inapropriadas da parte de Lafont com adultos.
O Bispo emérito de Caiena também é objeto de uma investigação no campo civil por tráfico agravado de humanos, assistência à residência ilegal e violação agravada de confiança em relação a um jovem haitiano.
Dom Emmanuel Lafont é acusado de ter hospedado o jovem em troca de favores sexuais, contudo as investigações ainda estão em curso, explicou a justiça.
Segundo o jornal La Croix, o Bispo responde por uma segunda acusação. Ele teria cometido assédio moral contra uma antiga funcionária da diocese.
Dom Emmanuel Lafont nasceu em Paris em 1945. Quando sacerdote, lutou contra o apartheid na África do Sul, na década de 80. Em 2004, foi nomeado Bispo de Caiena onde permaneceu até completar 75 anos de idade. (FM)
The post Bispo emérito da Guiana Francesa é sancionado pelo Vaticano appeared first on Gaudium Press.