Os prelados conclamam “todas as forças democráticas, independentemente do resultado, a colocar o melhor de si: sua vontade e sua inteligência a serviço do Equador”, tendo em mente que a política “está orientada para o bem comum”.

Basílica do Voto Nacional, Quito – Foto: Arquidiocese de Quito
Redação (09/04/2025 18:47, Gaudium Press) Na segunda-feira passada, em um comunicado intitulado “Votemos com Esperança”, o Conselho da Conferência Episcopal Equatoriana divulgou sua posição sobre o segundo turno da eleição presidencial que será realizada no próximo domingo, 13 de abril, entre o atual presidente, Daniel Noboa, e a candidata Luisa González.
Os bispos descrevem a situação do país como “dramática”, “gerada, especialmente, pela pobreza, corrupção e impunidade; uma situação agravada pela crescente violência devido à presença de máfias e grupos criminosos”, mas reconhecem a “oportunidade, como cidadãos, de escrever, com nosso voto, uma nova história para o Equador”.
Os prelados conclamam “todas as forças democráticas, independentemente do resultado, a colocar o melhor de si: sua vontade e sua inteligência a serviço do Equador”, tendo em mente que a política “está orientada para o bem comum”. “A arte de governar é a renúncia radical do ‘eu’ e a abertura absoluta para o ‘nós’; um ‘nós’ que inclui ‘todos’ e que ninguém deve negar”.
“Esperamos que o próximo dia de eleição seja um belo hino à vida, à harmonia e à comunhão”, ressaltando que a realidade “não pode ser verdadeiramente alterada se não houver uma transformação do coração. Por essa razão, confiamos a vida de cada equatoriano, de cada pessoa que vive neste país e dos novos governantes à proteção do Sagrado Coração de Jesus. Um coração aberto e traspassado que nos mostra que não estamos sozinhos em nossos projetos e batalhas”.
No próximo dia 13 de abril, “Domingo de Ramos, em todas as celebrações eucarísticas, elevaremos nossa fervorosa oração por este país que tanto amamos. Votemos com esperança, olhemos para frente e, dessa forma, expressemos nosso compromisso com um Equador melhor em liberdade e democracia”.
The post Bispos equatorianos em vista das próximas eleições: “Sagrado Coração de Jesus, salve o Equador”! appeared first on Gaudium Press.