InícioNotícias da IgrejaBurkina Faso: Aumento dos ataques islâmicos contra cristãos

Burkina Faso: Aumento dos ataques islâmicos contra cristãos

Published on

A organização pontifícia de ajuda humanitária Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) relata o aumento dos ataques islâmicos diários contra a população cristã em Burkina Faso, África.

 Burkina Faso, pessoas deslocadas aguardam ajuda. Foto: Vatican news

Burkina Faso, pessoas deslocadas aguardam ajuda. Foto: Vatican news

Redação (29/08/2023 16:57, Gaudium Press) Em uma entrevista à fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, o Pe. Pierre Rouamba, prior-geral dos Irmãos Missionários do Campo, destacou que os cristãos agora são afetados diariamente por ações terroristas. Grandes áreas do país são minadas e controladas por jihadistas. As visitas às aldeias cristãs agora só são possíveis de helicóptero.

O religioso acrescentou: “Os terroristas também se apossaram do gado e estão fazendo tudo o que podem para que as pessoas se convertam ao Islã. E se as pessoas se recusam a se converter, são forçadas a sair e, como as estradas estão bloqueadas, elas devem vagar indefinidamente pela floresta onde muitos morrem devido à falta de comida e cuidados”.

Segundo Pe. Rouamba, em uma de suas paróquias, “mulheres tentaram romper o bloqueio, pensando que os terroristas não as atacariam. Mas muitas delas foram sequestradas e estupradas, e voltaram grávidas depois de várias semanas. São tragédias reais que a mídia não está noticiando”.

Sua congregação religiosa cuida também de pessoas traumatizadas pelo terrorismo, para isso, vai ser construído um centro de formação para catequistas e ajudantes: “queremos formar leigos, para que possamos enviá-los em missões para lugares difíceis, e eles possam levar o Evangelho às populações rurais. Queremos também atender as vítimas de violência”, explicou Pe. Rouamba.

O sangue dos mártires é a semente de cristão (Tertuliano, Apologético, 50,13).

Porém, estes cristãos que são diretamente perseguidos aprofundam o seu vínculo com Cristo.

“É realmente impressionante notar que os cristãos que tinham, em alguma medida, abandonado a prática religiosa estão retornando à fé, embora os terroristas estejam fazendo tudo o que podem para extinguir o cristianismo. Os terroristas impedem os cristãos de se reunirem nas igrejas, mas as famílias se reúnem em suas casas para reacender sua fé por meio de aulas de catecismo e celebrações conjuntas”.

Os cristãos representam cerca de um quarto da população de Burkina Faso. Desde 2015, o país se tornou uma das principais áreas de atuação do jihadismo militante na África.

The post Burkina Faso: Aumento dos ataques islâmicos contra cristãos appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Jubileu dos Enfermos deve receber mais de 20 mil peregrinos em Roma

As delegações, provenientes de 90 países, incluirão pacientes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais e...

Papa Francisco apresenta leve melhora e poderá fazer aparição pública no domingo

Através de um boletim informativo, a Sala de Imprensa da Santa Sé sugeriu a...

Hoje completam-se 106 anos do falecimento de São Francisco Marto, vidente de Fátima

Menino plácido, meditativo e religioso, Francisco foi o primeiro a falecer, em 4 de...

Santo Isidoro, bispo e doutor da Igreja (memória facultativa)

Nasceu em Sevilha em 560 e morreu em 636. Escritor enciclopédico que foi muito...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...