A nova diocese está localizada em uma região do país onde a maioria da população é católica, contando com mais de 966 mil fiéis, 85 paróquias e 296 sacerdotes.
Redação (26/06/2024 11:02, Gaudium Press) A criação de uma nova diocese trouxe grande alegria à Igreja na Indonésia. Em 21 de junho, Labuan Bajo tornou-se uma diocese, estabelecida pelo Papa Francisco na região predominantemente católica da ilha das Flores, situada na província de East Nusa Tenggara. O Pe. Maksimus Regus, até então reitor da Universidade Católica local de São Paulo e membro do clero de Ruteng, foi nomeado como o primeiro bispo desta diocese.
Centenas de fiéis atenderam ao apelo de Dom Siprianus Hormat, bispo de Ruteng, para testemunhar o anúncio oficial do evento na Igreja do Espírito Santo, em Labuan Bajo.
Anteriormente uma área remota e principalmente montanhosa, Labuan Bajo é agora um conhecido destino turístico no setor mais ocidental do arquipélago indonésio.
A nova diocese de Labuan Bajo cobre uma área territorial de 3.141 km2, com uma população de quase 276.000 habitantes, dos quais mais de 215.000 são católicos. A diocese abriga 25 paróquias, 67 sacerdotes diocesanos e 23 religiosos, além de 30 seminaristas e outros 19 religiosos não sacerdotes, e 78 religiosas.
A criação da diocese de Labuan Bajo foi iniciada há três anos com base em recomendações do sínodo local. Labuan Bajo fazia parte da diocese de Ruteng, que é uma das poucas áreas do país onde a presença católica é dominante, contando com mais de 966.000 fiéis, 85 paróquias e 296 sacerdotes.
O pedido feito por Monsenhor Hormat, durante sua visita ad limina, foi acolhido pelo Pontífice, confirmando a importância da região para a Igreja local. Labuan Bajo está localizado dentro do distrito de West Manggarai, indicando que provavelmente se tornará o território pastoral da nova diocese.
Com informações Asia News.
The post Católicos indonésios celebram criação de nova diocese appeared first on Gaudium Press.