InícioNotícias da IgrejaCenso realizado no México revela que número de católicos diminuiu

Censo realizado no México revela que número de católicos diminuiu

Published on

O recente estudo publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática (INEGI) do México revela que a porcentagem de católicos diminui no país

Catedral do Mexico promove Maratona de Confissoes 3

Redação (26/11/2023 08:00, Gaudium Press) O resultado do censo realizado no México em 2020 foi recentemente publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, Geografia e Informática (INEGI) do país. Um dos temas abordados pelo censo foi a religião cujos dados estão presentes no relatório de 2023.

O documento analisa o panorama das crenças religiosas em cada entidade federativa do país e apresenta indicadores sociodemográficos bem detalhados na publicação, como a composição populacional, a localização espacial, a situação conjugal, o número de filhos, o uso de língua indígena, entre outros indicadores.

Em números absolutos, a quantidade de católicos mexicanos não deixou de crescer. Em 2020, os católicos são quase 100 milhões, quase o dobro de 1970. Contudo, em termos de proporção, o número de católicos apresenta uma diminuição preocupante. Com efeito, a população mexicana praticamente triplicou entre 1970 e 2020 e, segundo os últimos dados do INEGI, o número percentual de católicos não ultrapassa os 80% da população atual.

O estudo apresentou uma mudança significativa na adesão religiosa entre os mexicanos. Enquanto o censo de 1895 registrava menos de 1% da população com religiões diferentes da católica, o censo de 2020 revela que 21,9% da população pratica uma religião distinta da católica, sendo 14,3 milhões de pessoas; além disso, 13,3 milhões se declaram sem religião.

Para muitos, o México vive não somente uma crise da fé católica, mas uma crise de fé de modo geral. Efetivamente, diferente de outros países, como por exemplo o Brasil, onde o número de católicos diminui e o número de evangélicos cresceu de maneira exponencial, o México não vive o mesmo fenômeno. Os dados do censo de 2020 revelam, por exemplo, que o número de evangélicos aumentou em 4% entre 2010 e 2020, um aumento muito pequeno se comparado a outros países latino-americanos.

Contudo, o número de mexicanos que se declaram sem religião vem aumentado. Na última década, o número daqueles que dizem não possuir nenhuma religião dobrou: em 2010, eles eram cerca de 5 milhões, em 2020, ultrapassam os 10 milhões. Em um tal contexto, é normal que o México suscite a preocupação da Igreja, a recente mensagem do Papa Francisco difundida na rede de TV do metrô mexicano é um exemplo. (FM)

The post Censo realizado no México revela que número de católicos diminuiu appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

50 mil jovens peregrinam ao Santuário de Santa Teresa de los Andes no Chile

A peregrinação ao Santuário de Santa Teresa dos Andes, uma tradição no Chile realizada...

Rezar em casa pode ser crime na Escócia

Os moradores de Edimburgo receberam cartas alertando-os sobre possíveis consequências legais se suas atividades,...

Quinta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA BISPO E MÁRTIR (vermelho, pref. comum, ou dos mártires – ofício da...

Santo Inácio de Antioquia – bispo e mártir

A metrópole da Síria, Antioquia, terceira em ordem de grandeza do vasto império romano,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...