InícioNotícias da IgrejaCombateu com intrepidez os inimigos da Igreja

Combateu com intrepidez os inimigos da Igreja

Published on

Santo Agostinho, uma das maiores intelectualidades que houve na História, um gigante da Fé, da sabedoria e da santidade, para todos os séculos até o fim do mundo. 

Santo Agostinho, uma das maiores intelectualidades que houve na História, um gigante da Fé, da sabedoria e da santidade, para todos os séculos até o fim do mundo.

Redação (07/06/2021, 18:17, Gaudium Press) Após a morte de sua mãe, Santo Agostinho permaneceu alguns meses em Roma e, com Alípio e outros amigos, decidiu voltar à África a fim de levar uma vida de oração, penitência e estudos.

Como espadas, seus sermões penetravam nos corações

Em Tagaste, sua cidade natal, numa propriedade que lhe pertencia, fundou um mosteiro onde ele e seus companheiros se estabeleceram, em regime de pobreza bem como de trabalho intelectual e manual.

Ao mesmo tempo, fundou em Hipona um convento para mulheres, cuja superiora era sua irmã. Redigiu para elas uma regra, que posteriormente aperfeiçoará e se tornará a famosa Regra de Santo Agostinho.

Passou ele três anos no Mosteiro de Tagaste, onde levou uma vida de oração, penitência e atividade intelectual; nesse lugar de recolhimento escreveu várias obras.

Certo dia, foi a Hipona e, ao entrar na catedral, os fiéis o aclamaram e pediram ao bispo que o ordenasse sacerdote; poucos dias depois ele recebeu o Sacramento da Ordem.

Em suas homilias, ele censurava os maus costumes existentes na cidade; os fiéis choravam de arrependimento e mudavam de vida. Comentando os sermões de Santo Agostinho, escreve o Padre Darras:

Ele “não parava na epiderme, acariciando por assim dizer a inteligência e fazendo sobre a alma o efeito estéril de uma melodia agradável, ou de uma sábia sinfonia. Penetrava, como a espada apostólica, até o centro e a medula do coração para ali introduzir a ação vitoriosa da graça, o germe da conversão e da salvação.”

Debate com um bispo maniqueu

Um bispo maniqueu chegou a Hipona e começou a pregar sua ímpia heresia. A população propôs, então, que houvesse um debate entre o herege e Santo Agostinho.

A contenda foi realizada num local público, tendo acorrido grande número de pessoas. O Santo refutou com tal brilho o bispo que este, extremamente confuso, pediu tempo para consultar seus mestres.  A multidão deu-lhe uma estrondosa vaia e ele saiu de Hipona e nunca mais voltou.

Na vigília de Natal do ano 395, Santo Agostinho foi ordenado Bispo de Hipona; o povo que enchia a catedral o aplaudiu com entusiasmo. Pouco tempo depois, seu grande amigo e discípulo Alípio tornou-se Bispo de Tagaste.

Alípio admirou e imitou de tal modo seu mestre que se santificou. O Martirológio Romano consigna sua memória, celebrada em 15 de agosto.

Lutou contra os donatistas…

Santo Agostinho amava a Igreja e por isso mesmo lutava por ela. Entre outros hereges, ele combateu os donatistas, os quais diziam que não pertenciam à Igreja os bispos e padres prevaricadores, bem como todos os fiéis que continuavam em comunhão com estes. Consideravam que só eles, donatistas, eram membros da verdadeira Igreja .

Em 411, realizou-se em Cartago um concílio do qual participaram bispos divididos em dois partidos: 286 católicos e 278 donatistas.  A situação era, portanto, extremamente grave.

O gênio de Santo Agostinho ali se manifestou de maneira maravilhosa. Face a sua argumentação irrespondível, os hereges foram clamorosamente derrotados. E o concílio estabeleceu, entre outras coisas, que não se sai da Igreja pelo pecado, mesmo que seja mortal e público, mas somente pela apostasia da Fé.

O Santo Bispo de Hipona pediu auxílio ao Imperador Honório, o qual fez um edito ordenando que fossem retiradas dos hereges todas as igrejas que eles haviam tomado, e aos recalcitrantes seria imposta a pena de morte .

… e os pelagianos

Pelágio, um monge nascido na atual Inglaterra, espalhava seus erros por várias regiões do mundo. Dizia que o homem, pelas suas próprias forças, pode salvar-se; negava o pecado original e a necessidade da graça divina.

Santo Agostinho escreveu diversas obras contra Pelágio, mostrando a necessidade e as excelências da graça divina.  Assim, os pelagianos não conseguiram “infeccionar a Igreja com a pestilência de sua heresia”.  E o Bispo de Hipona recebeu o magnífico título de “Doutor da Graça”.

No meio de todas essas batalhas, Santo Agostinho escreveu 113 Tratados, 218 epístolas, mais de 500 sermões, diálogos e comentários bíblicos. E a imortal Confissões, na qual narra sua vida.

Voo luminosíssimo de seu pensamento

A respeito dessa obra, afirma Dr. Plinio Corrêa de Oliveira:

“Quando lemos as Confissões de Santo Agostinho, facilmente aquilatamos a profundidade de sua alma e a retidão de seu espírito de convertido.

“Podemos ‘ouvir’ nas linhas o latejar de seu coração arrependido pelos pecados de sua vida passada, e nos é dado admirar, semeado por aquelas páginas imortais, o talento maravilhoso de um homem chamado por Deus a enriquecer a Igreja com altíssimos ensinamentos e explicitações.”

Em Confissões, o Doutor da Graça escreve:

“Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e sempre nova. Tarde Vos amei!”

Continua Dr. Plinio Corrêa de Oliveira:

“Como se sabe, Santo Agostinho se converteu na idade madura, após ter levado uma vida de pecados. Por isso, se dirige a Deus dizendo: ‘Tarde Vos amei’, e utiliza o primeiro jogo de palavras: ‘Ó Beleza tão antiga e sempre nova’.

“O Criador é antigo, pois, sendo eterno, existiu antes de todos os séculos. Mas é uma Beleza sempre renovada, porque é infinito, manifestando continuamente algo de inédito à nossa consideração. E o homem, adorando-O por tais predicados, encontra em Deus a plenitude, a perfeição expressa pelo aludido jogo de palavras.”

“O belo e vigoroso alçar de uma águia aos ares, atraída pelos fulgores do Sol, nada é em comparação com o voo luminosíssimo do pensamento de Santo Agostinho.

Ele se eleva no firmamento da Doutrina Católica com um ímpeto que se diria quase inimaginável numa alma humana.

“Pois esse foi o grande Bispo de Hipona, uma das maiores intelectualidades que houve na História, um gigante da Fé, da sabedoria e da santidade, para todos os séculos até o fim do mundo.”

 

Por Paulo Francisco Martos

(in Noções de História da Igreja – 53)

………………………………………………………..

1-DARRAS, Joseph Epiphane. Histoire Génerale de l’Église. Paris: Louis Vivès. 1869, v. XI, p. 21-22.

2-Cf. CRISTIANI, Monsenhor. Prelado da Santa Sé. Breve História das heresias. São Paulo: Flamboyant. 1962, p. 28-29.

3- Cf. LLORCA, Bernardino. História de la Iglesia Católica – Edad Antigua. 6. ed. Madri: BAC, 1990, v. I, p. 507-508.

4-SÃO JOÃO BOSCO. História Eclesiástica. 6 ed. São Paulo: Salesiana, 1960, p. 106.

5- SANTO AGOSTINHO. Confissões. Livro X, cap. 27.

6- CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Santo Agostinho, farol de sabedoria e de amor a Deus. Moisés. In revista Dr. Plinio. São Paulo. Ano VIII, n. 89 (agosto 2005), p. 30.

7-Idem. Autorretrato de sua infância. In revista Dr. Plinio. São Paulo. Ano VI, n. 65 (agosto 2003), p. 2.

The post Combateu com intrepidez os inimigos da Igreja appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Giotto e Dante Alighieri

No fim da Idade Média, houve dois artistas nascidos em Florença, Itália, que marcaram...

Conceito de ‘família’ poderá ser alterado com a atualização do Código Civil

Segundo diversas entidades juristas católicos, caso as mudanças propostas sejam aprovadas, haverá um impacto...

No próximo domingo, a Igreja celebra o 61º Dia Mundial das Vocações

A Igreja Católica Universal celebrará o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, cujo...

Papa nomeia o pároco Gherardo Gambelli como Arcebispo de Florença

Depois de 16 anos no cargo, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...