InícioNotícias da IgrejaComissária europeia que queria cancelar alusões ao Natal e ao Cristianismo responde...

Comissária europeia que queria cancelar alusões ao Natal e ao Cristianismo responde ao Papa

Published on

Em seu voo de volta a Roma, Francisco referiu-se à polêmica diretriz sobre ‘linguagem inclusiva’, que foi cancelada.  

Redação (07/12/2021 17:43, Gaudium Press) A reação contra o guia interno de normas para uma “comunicação inclusiva” da Comissária Europeia para a Igualdade, Helena Dalli, não para. Agora ela respondeu às declarações do Papa Francisco em seu regresso a Roma de Atenas, que se referiu a essa controvertida e cancelada diretriz.

Como vocês se lembram, levantou muita poeira quando foi enunciado, no capítulo dedicado a “Cultura, estilo de vida ou crença”, que deveria ser “evitado considerar que alguém seja cristão”, visto que “nem todo mundo celebra as festas natalinas (…) e é preciso estar atento ao fato das pessoas terem tradições religiosas diferentes”.

Como aplicações práticas desses princípios, as instruções indicavam o uso de nomes genéricos em vez de “nomes cristãos”; por exemplo, em vez de dizer “Maria e José são um casal internacional”, deveria se dizer “Malika e Giulio são um casal internacional”; convidava a não usar frases como “o período de Natal pode ser estressante”, mas “o período de férias pode ser estressante”.

Diante da polêmica levantada, a comissária Dalli anunciou, em 30 de novembro, que estava retirando essas diretrizes. Mas o assunto ficou na retina e na mente coletiva, e o Papa foi questionado sobre isso no avião ontem.

Anacronismo do secularismo diluído

“Isso é um anacronismo, um anacronismo da história – disse Francisco referindo-se ao documento. Tantas ditaduras procuraram fazê-lo: pense em Napoleão, pense na ditadura nazista e comunista. É uma moda do secularismo diluído, água destilada. (…) Acho que deveriam tomar os ideais dos pais fundadores, que eram ideais de unidade, de grandeza. E ter cuidado para não abrir caminho a colonizações ideológicas. Isso pode levar à divisão de países e ao colapso da União Europeia”, afirmou o pontífice, em declarações amplamente divulgadas.

Tanto que induziram a comissária Dalli a respondê-las .

“Quero assegurar que nem eu nem a minha equipe queremos cancelar o Natal”, declarou Dalli. E insistiu em sua intenção inclusiva de “abraçar a diversidade”. “Tenho certeza de que o Papa entende que a inclusão é a essência necessária para que ninguém fique de fora da nossa sociedade, e é isso que eu quero”, enfatizou.

A semântica está sendo exposta, vão sendo mostrados recursos lexicais para cancelar a tradição cristã da Europa. Mas pela atitude cautelosa da Comissária, parece que a pólvora ainda não está seca para ser usada abertamente contra o Cristianismo, e ainda precisam ser usados subterfúgios e eufemismos, por enquanto…

 

 

 

 

The post Comissária europeia que queria cancelar alusões ao Natal e ao Cristianismo responde ao Papa appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Alemanha: Maioria dos jovens sacerdotes rejeita propostas do Caminho Sinodal

Durante uma coletiva de imprensa online, Matthias Sellmann, diretor do Centro de Pesquisa Pastoral,...

Biógrafo de João Paulo II acusa Pontifícia Academia para a Vida de trair seu fundador

Em uma conferência sobre bioética em Roma, George Weigel acusou a Pontifícia Academia para...

Santuário de Fátima promove Peregrinação das Crianças 2024

O lema escolhido para o evento deste ano foi tirado das palavras ditas pelo...

Rosário flutuante é construído em cidade costeira do Líbano

A iniciativa contou com a participação de diversos católicos para que este ambicioso e...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...