Home / Notícias da Igreja / Como chegar lá em cima?

Como chegar lá em cima?

Em questões como esta, melhor será recorrer a alguém que já passou pela mesma situação e venceu o desafio. O que fazer para nos alçarmos até o Céu?

Elevador do Palácio Postal - Cidade do México. Foto: reprodução

Elevador do Palácio Postal – Cidade do México. Foto: reprodução

Redação (25/10/2024 18:14, Gaudium Press) Estou certa de que, em muitas oportunidades na sua vida, você teve de subir escadas. Não me refiro, porém, a essas escadarias de apenas três ou quatro degraus, e sim àquelas cujo termo não se vislumbra logo… Quando crianças, atrevemo-nos a ostentar nossa energia diante dos mais velhos ao galgá-las; mas, passada certa idade – não precisa ser muita –, a situação começa a ficar diferente… Você concorda?

Voltemos com a imaginação a mais de um século atrás, quando nenhum outro modo de vencer tal obstáculo os homens possuíam, a não ser as próprias pernas… Chegar ao último andar de uma alta construção exigia esforço, e contemplar de cima um vasto panorama só era possível por meio do alpinismo, a menos que, antes, alguém tivesse se dedicado a construir… uma escadaria! Com as invenções industriais tudo mudou e hoje podemos, por exemplo, atingir alturas vertiginosas sem padecimento, entrando num simples elevador.

Mas, continuando o nosso diálogo, pergunto-lhe: de que adianta estar muitos metros acima do solo, enquanto a alma não é capaz de erguer-se aos páramos da virtude?

Você, leitor, me porá o problema: “Falar é fácil, difícil é praticar. A santidade não é tão simples! Exigem-se sofrimento, dedicação, perseverança…” Confesso que a presente questão também aflora em meu espírito. Como nenhum de nós pode respondê-la adequadamente, nada melhor do que recorrer a uma testemunha autorizada, alguém que já passou pela mesma situação e venceu o desafio, um doutor no assunto.

O século XIX foi palco de profundas mudanças na existência humana. Foi nesse período que os ascensores apareceram e, tendo-se difundido seu uso, paulatinamente se tornaram comuns. Sem embargo, outra e mais importante transformação se operava concomitantemente: uma nova via de santidade inaugurava-se com a jovem francesa Teresa Martin.

De viagem à Itália, ela se divertiu muito com sua irmã Celina nos elevadores de Roma. Esse passatempo, tão infantil e tão corriqueiro que muitos de nós também o desfrutamos, ficou guardado em sua memória e mais tarde serviria de lição para ela… e para nós!

Ouçamos suas palavras: “Agora, não se tem mais o trabalho de subir os degraus de uma escada: na casa dos ricos, um elevador a substitui vantajosamente. Quanto a mim, também desejei encontrar um elevador para subir até Jesus, pois sou muito pequena para subir a rude escada da perfeição”. O legado de Santa Teresinha do Menino Jesus à Igreja consistiu em abrir uma via na qual a conquista da virtude se faz não pelo temor, mas pela caridade, com que são embalsamados todos os pequenos atos da vida cotidiana.

Continua a eminente e singela Doutora da Igreja: “Fui procurar nos Livros Sagrados a indicação do elevador, objeto de meu desejo, e li estas palavras pronunciadas pela boca da Sabedoria Eterna: ‘Se alguém for pequenino, venha a mim’ (Pr 9, 4). Aproximei-me, pois, adivinhando que tinha descoberto aquilo que procurava. Querendo saber, oh, meu Deus, o que faríeis com o pequenino que correspondesse ao vosso apelo, continuei minhas buscas e eis o que encontrei: ‘Assim como uma mãe acaricia seu filhinho, assim Eu vos consolarei; aconchegar-vos-ei ao meu seio e acariciar-vos-ei sobre meus joelhos!’ (cf. Is 66, 13.12)”.3

Aqui fica a resposta à nossa dúvida: podemos, sem dúvida, chegar à mais alta santidade. As dificuldades permanecerão, porque é pela cruz que se chega à luz; mas elas serão amenizadas pelo unguento do amor, o qual só pode penetrar naquele que reconhece suas carências e confia inteiramente na ação divina.

Por isso conclui Santa Teresinha: “O elevador que deve fazer-me subir até o Céu são os vossos braços, Jesus! Por isso não preciso crescer; devo, pelo contrário, permanecer pequenina e tornar-me cada vez mais pequenina”.

Texto extraído da Revista Arautos do Evangelho n. 262, outubro 2023. Por Geovana Ignez Procópio dos Santos.

The post Como chegar lá em cima? appeared first on Gaudium Press.