27.5 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Congo: tensão entre Igreja e governo e profanações

“São atos deliberados de profanação, desprezíveis e particularmente repugnantes”, declarou Mons. Bernard-Emmanuel Kasanda Mulenga, bispo de Mbujimayi.

Redação (03/08/2021 15:15, Gaudium Press) As tensões entre a Igreja do Congo e o governo estão levando a ataques à Igreja.

Acontece que a Comissão Nacional Eleitoral Independente, tendo em vista as eleições presidenciais de 2023, quer eleger um presidente, que – em um fato sui generis – deve ser designado pelas principais denominações religiosas congolesas.

A Conferência dos Bispos daquele país e a “Église du Christ au Congo” (Igreja de Cristo no Congo) se opõem à candidatura de Denis Kadima, que é o proposto por outras seis confissões religiosas, e que é demasiadamente próximo ao presidente Felix Tshisekedi.

O Pe. Donatien Nshole, porta-voz das confissões religiosas, denunciou que “alguns membros da plataforma das confissões religiosas estavam sofrendo pressões, intimidações e ameaças de todos os tipos para impedir-nos de realizar livremente nosso trabalho”.

Consequência desse posicionamento da Igreja?

Atos de vandalismo foram perpetrados contra a sede do arcebispado de Kinshasa, a casa do arcebispo e uma dezena de igrejas foram profanadas na diocese de Mbujimayi, incluindo a catedral.

“São atos deliberados, desprezíveis e particularmente repugnantes de profanação”, declarou Mons. Bernard-Emmanuel Kasanda Mulenga, bispo de Mbujimayi, na República Democrática do Congo.

Nos últimos quatro meses, locais de culto em Kasai, a região de onde procede o presidente congolês Felix Tshisekedi, são objetos de uma “profanação progressiva e sistemática”.

“Roubaram tabernáculos, vasos sagrados, pedras e toalhas de altar, cibórios, móveis e estátuas do Sagrado Coração de Jesus e da Virgem Maria”, denuncia o bispo Kasanda.

Além disso, no domingo, 1 de agosto, manifestantes atiraram pedras contra o arcebispado de Kinshasa.

Com informações Aica.

 

The post Congo: tensão entre Igreja e governo e profanações appeared first on Gaudium Press.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ultimas Notícias