InícioNotícias da IgrejaDe “Hosana!” a “Crucifica-o!”. O que aconteceu?

De “Hosana!” a “Crucifica-o!”. O que aconteceu?

Published on

Aqueles que só aprovam, mas não admiram, nunca lutarão em defesa do ideal “aprovado”. Poderão até mesmo ser capazes de levá-lo à ruína, se for necessário para defender seus interesses pessoais.

Redação (27/03/2021 10:58, Gaudium Press) Iniciamos, neste domingo, a Semana Santa, dias de seriedade e reflexão.

Dois Evangelhos são propostos para este Domingo de Ramos. Um para a procissão inicial e outro para a Missa.

O primeiro descreve a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mc 11, 1-10); o segundo, sua Paixão e morte (Mc 15, 1-39).

Curiosamente, poucos dias transcorreram entre os dois fatos narrados. A mesma multidão que aclamara calorosamente o Filho de David pediria pouco depois sua condenação: “Fora, Crucifica-o!”.

E como explicar tal incoerência?

“Não há dúvida de que, com aqueles brados, a multidão reconhecia a realeza de Jesus como autêntico descendente de Davi. Entretanto, eram aclamações baseadas numa perspectiva deformada, segundo a concepção — generalizada entre os judeus — de um Messias político que os libertaria do jugo romano e restauraria o reino de Israel, obtendo-lhe a supremacia sobre todas as outras nações. Eles associavam a vinda desse Messias, portanto, mais a uma salvação temporal do que à salvação eterna. Assim, receberam Jesus com honras, na expectativa de que Ele, afinal, tomasse conta do poder e se iniciasse para os judeus uma época diferente.

De fato, o Redentor abria uma era diferente, mas do ponto de vista sobrenatural. E eles, muito naturalistas, não percebiam isto. Em consequência, aquele contentamento que manifestavam não estava timbrado pela admiração à divindade de Cristo.”[1]

Em outras palavras, os Hosanas eram “fogo de palha”, fervor sem fundamento, aprovação por interesse próprio. “A mediocridade sempre recusa admirar, e frequentemente, aprovar” … Joseph de Maîstre tinha razão. E complementamos: aprovar de forma condicional e temporal – se e enquanto houver benefício ao meu egoísmo.

Aqueles que só aprovam, mas não admiram, nunca lutarão em defesa do ideal “aprovado”. Poderão até ser capazes de levá-lo à ruína, se necessário for para defender seus interesses pessoais.

***

Jerusalém aclamou o Messias: “Bendito o que vem em nome do Senhor!”, mas depois O assassinou cruelmente, eliminando do mundo a própria salvação do mundo.

E se Ele viesse hoje, seria diferente?

Pois Nosso Redentor não deixa de falar ao mundo em seus representantes: aqueles que lhe são fiéis, indefectivelmente fiéis. Estes – como Cristo – podem até ser aclamados por grandes massas a princípio, mas sempre acabarão sendo seguidos por minorias e perseguidos por maiorias.

Deus nos livre de, desta forma, entregarmos novamente Cristo à cruz depois de aclamá-lo nosso Rei.

Por Afonso Costa


[1] CLÁ DIAS. João Scognamiglio. O Inédito sobre os Evangelhos. Città del Vaticano: L.E.V./São Paulo: Lumen Sapientiae, 2014, v.III, p. 259-260.

The post De “Hosana!” a “Crucifica-o!”. O que aconteceu? appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santo Ildefonso – arcebispo

Ildefonso é a forma original de Afonso, em espanhol, palavra de origem visigótica parecendo...

Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai Eterno

The post Santuário de Nossa Senhora do Rocio recebe imagem peregrina do Divino Pai...

China: ordenado Bispo da nova diocese de Lüliang

A nomeação e ordenação do novo Bispo foram precedidas por duas disposições pontifícias relativas...

São Vicente – diácono e mártir (memória facultativa)

O diácono espanhol, são Vicente, é o mártir mais célebre da península ibérica. Um...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...