InícioNotícias da IgrejaDitadura de Ortega expulsa outra congregação religiosa da Nicarágua

Ditadura de Ortega expulsa outra congregação religiosa da Nicarágua

Published on

As Irmãs da Cruz que serviram na diocese de Matagalpa – cujo bispo, Rolando Álvarez, está em prisão domiciliar em Manágua – se dedicavam a rezar o terço na catedral e promover a adoração ao Santíssimo Sacramento foram expulsas da Nicarágua

Redação (24/09/2022 07:15 Gaudium Press) — A ditadura do presidente Daniel Ortega na Nicarágua expulsou as Religiosas da Cruz, continuando assim seus ataques contra a Igreja Católica na Nicarágua.

As freiras serviram na diocese de Matagalpa – cujo bispo, Rolando Álvarez, está em prisão domiciliar em Manágua – e se dedicaram a rezar o terço na catedral e promover a adoração ao Santíssimo Sacramento.

A congregação com sede no México informou ontem no Facebook que as últimas freiras chegaram da Nicarágua.

A Nicarágua Informa informou em 18 de setembro no Facebook: “Hoje, vítimas do assédio e das ameaças da ditadura, as Religiosas Irmãs da Cruz (fundadas no México) que estavam em Matagalpa há anos fazendo trabalho espiritual deixaram o país”.

Uma fonte próxima à congregação, que pede anonimato por razões de segurança, disse que “sua saída se deveu à pressão exercida por funcionários do governo para saber de onde vinha cada contribuição que as irmãs recebiam, mesmo as menores doações”.

A fonte disse que a exigência era absurda, porque as freiras, tal como as paróquias, subsistiam “das oferendas que os nossos fiéis dão”.

Além disso, “a autorização de residência das religiosas estrangeiras não foi renovada e estas tiveram que deixar o país” antes mesmo das outras religiosas nicaraguenses.

A fonte explicou que “a comunidade religiosa, que leva uma vida semi-contemplativa, não poderia se sustentar com apenas três irmãs, pois seu carisma é manter a adoração constante de Jesus no Santíssimo Sacramento. Por isso, seus superiores viram que era melhor fechar a casa que eles tinham aqui em Matagalpa.”

“Sempre havia entre seis ou mais freiras. Eles começaram a sair meses antes, especialmente aqueles cujas autorizações de residência não foram renovadas”, acrescentou a fonte.

Esta é a segunda congregação religiosa expulsa por Ortega. Em julho, as Missionárias da Caridade foram forçadas a deixar a Nicarágua.

Em março deste ano, o núncio apostólico, arcebispo Waldemar Stanislaw Sommertag, foi expulso.

O ex-bispo auxiliar de Manágua, Silvio Baez, vive exilado nos Estados Unidos depois que se soube que o governo de Ortega muito provavelmente ordenou seu assassinato.

Nos últimos meses, vários padres foram presos e outros continuam sendo perseguidos pelo regime, que não hesitou em proibir as procissões religiosas.

(Raju Hasmukh com arquivos da CNA)

The post Ditadura de Ortega expulsa outra congregação religiosa da Nicarágua appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Mil crismandos de Gênova são recebidos pelo Papa no Vaticano

O numeroso grupo de crismandos peregrinou até Roma, em uma viagem de oito horas,...

Nicarágua: proibidas procissões de Nossa Senhora de Fátima nas ruas

A comemoração de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio, que incluía...

Irmãs Carmelitas de Cebu comemoram 75 anos de fundação

Em novembro do ano passado, a Ordem dos Carmelitas Descalços celebrou os seus 100...

Irmã Viktoriya atende crianças abaladas pela guerra na Ucrânia

A religiosa criou o projeto “Anjos da Alegria”, que ajuda crianças que perderam seus...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...