InícioNotícias da IgrejaDois milhões de católicos na procissão Jesus Nazareno nas Filipinas

Dois milhões de católicos na procissão Jesus Nazareno nas Filipinas

Published on

A procissão anual com a imagem de “Jesus Nazareno” nas Filipinas é um dos maiores eventos religiosos do mundo.

Foto: Quiapo Church/ Facebook

Foto: Quiapo Church/ Facebook

Redação (09/01/2025 09:50, Gaudium Press) Em uma das maiores demonstrações de devoção católica e expressão de fé do mundo, centenas de milhares de católicos participaram da procissão anual com a histórica imagem de “Jesus Nazareno” na capital das Filipinas, Manila, nesta quinta-feira. A igreja esperava que mais de dois milhões de fiéis acompanhassem a imagem, popularmente conhecida como o “Nazareno Negro”, uma imagem em tamanho natural de Jesus Cristo carregando uma cruz, até o distrito de Quiapo.

Todos os anos, em 9 de janeiro, desde 1787, é feita a trasladação da escultura sagrada de seu local original – a igreja de São Nicolau de Tolentino – para a paróquia de Quiapo, em Manila. Ao longo de todo o percurso (sete quilômetros) da Trasladação, os fiéis procuram tocar ou beijar a escultura como sinal de devoção. Com efeito, os filipinos cercaram o “Nazareno Negro”, enquanto os devotos se acotovelavam para ter a oportunidade de segurar as duas cordas usadas para puxar o andor ou a carruagem que transportava a imagem.

O Cardeal José Advincula presidiu a missa antes do início da procissão e enfatizou a importância de Jesus. “Nossa esperança vive porque Ele vive. Ele vive em nossos corações. Ele vive ao nosso redor. Ele vive conosco”, frisou o arcebispo de Manila.

Em sua mensagem no dia da festa do Nazareno, o presidente Ferdinand Marcos Jr. Incentivou a população a tomar Jesus como modelo. “Lembremo-nos de que todos nós somos chamados a estender a mão para as pessoas ao nosso redor”, afirmou o chefe de Estado.

A imagem foi trazida a Manila por um sacerdote agostiniano espanhol em 1607, a bordo de um navio proveniente do México. Segundo a tradição, o navio pegou fogo durante a viagem, mas a imagem de Cristo escapou miraculosamente do fogo assumindo a cor negra. Há algumas semanas, a Arquidiocese de Manila removeu a palavra “negro” do nome oficial da imagem de Jesus. O motivo dado para a mudança de nome foi “chamar a atenção das pessoas mais para o santo nome de Nosso Senhor do que para uma cor ou atributo”.

Ao longo dos séculos, a imagem de Jesus carregando a cruz sobreviveu a dois incêndios, dois terremotos, tufões e bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Milhões de fiéis participam regularmente da procissão anual em 9 de janeiro.

As Filipinas são o país da Ásia com a maior maioria católica. Quase 80% dos cerca de 118 milhões de habitantes se descrevem como católicos.

The post Dois milhões de católicos na procissão Jesus Nazareno nas Filipinas appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Sobre a renúncia de Mons. Dominique Rey: o que realmente aconteceu?

O Bispo de Fréjus-Toulon renunciou a pedido do Papa. Entretanto, seu legado é um...

Duas freiras católicas são sequestradas no sudeste da Nigéria

As Irmãs Vincentia Maria Nwankwo e Grace Mariette Okoli, foram raptadas por um grupo...

Quinta-feira do Tempo do Natal depois da Epifania

(branco, pref. da Epifania, ou do Natal – ofício do dia) No princípio e antes...

Santos Juliano, Basilissa e companheiros, e Gregório X – mártires e papa

A história de Juliano e Basilissa pode ser dividida em três períodos. O primeiro...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...