Os dados de uma recente pesquisa realizada pelo jornal La Croix com dois terços dos seminaristas da França mostram que eles têm uma visão clássica do sacerdócio.
Redação (28/12/2023 11:53, Gaudium Press) Recentemente, o jornal católico La Croix realizou uma pesquisa, enviando um questionário online para 673 seminaristas de 25 seminários na França – quase totalidade dos seminaristas do país no momento –, dos quais 434 concordaram em responder as perguntas.
73% dos seminaristas afirmaram que tinham a intenção de usar batina. E 48% planejavam usá-la de forma habitual. A imagem do Cura d’Ars foi frequentemente citada como modelo.
Muitos frequentaram uma comunidade tradicionalista: 49%
Apesar disso, apenas 21% dos seminaristas tinham a intenção de celebrar a missa de acordo com o rito antigo (7% regularmente e 14% em combinação com a missa nova).
Dois terços dos seminaristas haviam frequentado novos movimentos e comunidades (incluindo grupos tradicionalistas) antes de entrar no seminário (36% regularmente e 32% ocasionalmente).
A maioria (72%) vem de famílias que vão à missa todos os domingos. Um dado significativo e talvez não tão previsível é que, para quase dois terços dos seminaristas (62%), os pais foram as figuras determinantes para o seu percurso espiritual.
61% dos seminaristas consideravam que a melhor maneira de transmitir a fé era na família. Com efeito, 36% dos entrevistados disseram que consideraram o sacerdócio pela primeira vez antes dos 10 anos de idade.
Quanto à situação atual da Igreja, 83% dos seminaristas reconheceram sua afinidade com o Papa Francisco. Trinta e nove por cento desses seminaristas afirmaram que Bento XVI foi o Papa que mais os impactou. E dos 83% dos seminaristas que, como como mencionamos, se declararam simpáticos ao Papa Francisco, apenas 18% disseram ter “muito afinidade”, 24% “bastante afinidade” e 41% simplesmente “afinidade”.
Em relação ao seu futuro ministério, 70% deles afirmaram que o centro de sua missão será a celebração dos sacramentos, bem antes da pregação ou transmissão das Escrituras.
Vinte e nove por cento dos seminaristas que responderam à pesquisa mostraram-se favoráveis ao fim do celibato obrigatório.
The post França: futuros sacerdotes querem usar batina appeared first on Gaudium Press.