Segundo a denúncia, eles teriam “ofendido sensibilidades religiosas e violado a lei anti-magia negra de Maharashtra ao prometerem curas milagrosas e prosperidade por meio da conversão”.
![]()
Foto: Pixabay/Tep Ro.
Bhiwandi – Índia (03/11/2025 12:45, Gaudium Press) Três missionários cristãos foram presos no início do mês de outubro sob a acusação de tentar converter moradores hindus ao cristianismo durante uma reunião de oração no estado de Maharashtra, na Índia. Os detidos são o americano James Leonard Watson, de 58 anos, e dois cidadãos indianos, Ganpati Sarpe (42) e Manoj Govind Kolha (35).
Acusações contra os missionários cristãos
Os missionários cristãos também foram acusados de “ofender sensibilidades religiosas e violar a lei anti-magia negra de Maharashtra ao prometer curas milagrosas e prosperidade por meio da conversão”. As acusações contra eles alegam ainda que os missionários teriam afirmado que o hinduísmo é baseado em superstição e que a conversão ao cristianismo traz boa sorte e sucesso.
No dia 29 de outubro, o juiz do Tribunal Distrital e de Apelações de Bhiwandi emitiu uma declaração na qual afirmava que a maior parte da investigação já havia sido concluída e que prisão perpétua ou pena de morte não eram opções viáveis, pois “não haveria qualquer propósito sensato em manter os réus atrás das grades”. Diante disso, o tribunal concedeu liberdade sob fiança aos réus, mediante algumas condições.
Perseguição religiosa na Índia
A decisão causou certo alívio aos líderes cristãos da região, que alegaram que esse tipo de acusação é frequentemente usada por grupos nacionalistas hindus ligados ao partido governista Bharatiya Janata Party (BJP) como forma de perseguir os cristãos. Esta deliberação foi vista pelos líderes cristãos locais como um fortalecimento da confiança dos cristãos para realizar reuniões de oração sem medo.
Apesar da Índia possuir diversas leis que garantem a liberdade religiosa no país, infelizmente não são poucos os casos de perseguição religiosa e os missionários cristãos compartilham relatos de condições particularmente difíceis em alguns estados. Uma lei ostensivamente destinada a combater conversões forçadas é vista por críticos como uma restrição à liberdade religiosa e dificulta o trabalho dos missionários cristãos na Índia. (EPC)
The post Índia: Missionários cristãos são libertados após serem acusados de converter hindus appeared first on Gaudium Press.





