InícioNotícias da IgrejaMártires Franciscanos são beatificados no Líbano

Mártires Franciscanos são beatificados no Líbano

Published on

Dois padres franciscanos martirizados sob o Império Otomano foram beatificados no Líbano pelo Cardeal Semeraro, Prefeito da congregação para a causa dos santos

Redação (08/06/2022 08:10, Gaudium Press) Os frades Thomas Saleh, OFM e Léonard Melki, OFM martirizados durante o Império Otomano, foram beatificados no último 4 de junho.

A cerimônia celebrada no convento da Cruz (La Croix) na cidade de Jal el-Dib, nos arredores da capital libanesa, foi presidida pelo Cardeal Marcello Semeraro, prefeito da congregação para a causa dos santos.

Também estavam presentes outras autoridades eclesiásticas como o núncio apostólico no Líbano, D. Joseph Spiteri, o Cardeal Béchara Raï e o Vigário dos latinos, César Essayan.

Algumas autoridades civis também estavam presentes, como os ministros Walid Nassar e Georges Kallas e o deputado Hagop Pakradounian representantes dos chefes de estado do Líbano.

Na homilia, o Cardeal Semeraro descreveu o percurso dos dois religiosos que foram vítimas da onda de violência no final do Império Otomano. Porém sob o olhar da fé, os dois foram vencedores e acrescentou que “eram animados com a paixão pela verdade e com o amor pelo bem, a ponto de sacrificar suas vidas”.

O Cardeal Raï declarou que a beatificação dos dois padres franciscanos “dá ao Líbano a glória que os homens políticos fizeram perder”.

Martirizados por ódio à fé

Os capuchinhos Frei Léonard Melki e Frei Thomas Saleh, foram martirizados na Turquia em 1915 e 1917 respectivamente.

Originários de Baabdate e amigos de infância eram já adultos quando o nacionalismo começou a perseguir especialmente os armênios e outras minorias.

O genocídio armênio, planificado pelo Comitê União e Progresso, começou em abril de 1915 e vitimou dois terços dos armênios que viviam na atual Turquia, aproximadamente 1,2 milhões de armênios.

Os capuchinos Léonard Melki e Thomas Saleh também foram mortos por ódio à fé. O padre Melki (1881-1915) se recusou a apostar na fé católica. Um destacamento de militares vasculhou o convento à busca de armas escondidas, mas nada encontraram além do Santíssimo Sacramento escondido.

Padre Léonard Melki foi então torturado durante uma semana, arrancaram-lhe as unhas das mãos e dos pés. Em seguida foi levado para o deserto junto com outros 415 prisioneiros onde foram mortos a tiros em 11 de junho de 1915. Entre as vítimas deste dia encontra-se também o bem-aventurado Bispo Ignace Maloyan.

Padre Thomas Saleh (1879-1917) foi suspeito de traição contra o Império Otomano por ter escondido um padre armênio. Foi então condenado à morte e em seguida deportado em pleno inverno sob escolta de soldados. Ele morreu de inanição e tifo no caminho, em 18 de janeiro de 1917. (FM)

The post Mártires Franciscanos são beatificados no Líbano appeared first on Gaudium Press.

Últimas Notícias

Santuário de Aparecida acolhe Encontro Nacional de Presbíteros

O objetivo da iniciativa é refletir sobre o ministério presbiteral na perspectiva da comunhão...

São Marcos Evangelista e Mártir

São Marcos, cuja festa a Igreja celebra no dia 25 de abril, foi discípulo...

Papa Francisco se reúne com o vice-presidente de Gana

Após seu encontro com o Pontífice, o representante africano se reuniu com o Secretário...

Audiência Geral: Papa analisa as virtudes teologais

Após examinar as virtudes cardeais, Francisco passou a considerar as virtudes teologais. Redação (24/04/2024 14:03,...

Audio-Book

148. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=8gGGSaTK2ic Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Quarta Dor...

147. II. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=63iCH0qZxGY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...

146. I. Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório (AUDIOBOOK)

https://www.youtube.com/watch?v=4b50saBVvfY Meditações de Santo Afonso Maria de Ligório — Bispo e Doutor da Igreja Jesus é...