Home / Notícias da Igreja / Moçambique: 180 fiéis receberam o Sacramento da Crisma em uma única paróquia

Moçambique: 180 fiéis receberam o Sacramento da Crisma em uma única paróquia

O bispo celebrante exortou a assumir a cruz como estilo de vida, e manifestou sua preocupação com o uso de drogas que mata os jovens e o consumo excessivo de álcool que destrói famílias.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (16/09/2025 09:38, Gaudium Press) A Paróquia de São João Batista, em Beira, Moçambique, comemorou no domingo, 14 de setembro, a Missa solene do Sacramento da Confirmação, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Antônio Constantino, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Beira.

Na celebração, mais de 180 adolescentes, jovens e adultos receberam o Dom do Espírito Santo, assumindo publicamente o compromisso de maturidade na fé e uma participação mais ativa na vida da Igreja, em um ato vivido com particular alegria por toda a comunidade paroquial.

A cerimônia foi realizada em um espírito de comunhão, fé e gratidão, reunindo fiéis de diferentes grupos e movimentos, que se associaram a esse passo decisivo dos confirmandos.

Dom Constantino manifestou sua preocupação pelo consumo de álcool e drogas pelos jovens. É necessário dizer ‘não’ ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas, um ‘não’ que deve ainda ser extensivo à violência e ao ódio, e dizer ‘sim’ à construção de uma sociedade fraterna, enfatizou o prelado.

“Precisamos dizer ‘não’ ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas que matam muitos dos nossos jovens, que está destruindo famílias. Jovens, que exemplo estamos dando? Precisamos dizer “não” a isso e ‘sim’ à vivência da cruz, ‘sim’ à solidariedade, ‘sim’ à justiça, ‘sim’ à paz, ‘sim’ à construção de uma sociedade fraterna”, reiterou o Bispo Auxiliar da Beira, acrescentando: “então, irmãos, recebam o Espírito Santo e assumam a cruz como estilo de vida”.

Dom Constantino explicou que o Sacramento da Confirmação é a participação no Pentecostes da Igreja e que ao receber os dons do Espírito Santo, os crismandos tornam-se testemunhas de Cristo.

Por isso, devem ser capazes de anunciar Cristo, diante das adversidades que afetam a sociedade atualmente, onde são necessários discípulos da reconciliação dentro da família, para poder mudar a sociedade.

Com informações Vatican News

The post Moçambique: 180 fiéis receberam o Sacramento da Crisma em uma única paróquia appeared first on Gaudium Press.