O “Apostolado do Mar – Stella Maris” comemora 100 anos com Missa de Ação de Graças

Must Read

Missionários Saletinos no Brasil realizam 27º Capítulo Provincial

Durante o encontro, os religiosos saletinos escolherão o novo Conselho Provincial para o triênio de 2021 a 2023. Paraná –...

Violência anticatólica no Chile: Bispos Argentinos da Patagônia se unem em oração

Unimos a Vós, queremos estar perto de Vós em profunda comunhão de oração, nestes momentos de tristeza e angústia. São...

Polônia comemorou 36º aniversário do martírio do beato Jerzy Popiełuszko

Em 19 de outubro de 1984, poucas horas após celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado e...


“A presença de vocês nos portos, pequenos e grandes, já por si deveria ser uma demonstração da paternidade de Deus”, disse Papa aos membros do “Apostolado do Mar-Stella Maris”

“A presença de vocês nos portos, pequenos e grandes, já por si deveria ser uma demonstração da paternidade de Deus.”

Roma (29/09/2020, 16:45, Gaudium Press) No próximo domingo, 4 de outubro, a rede mundial da “Stella Maris”, um ministério marítimo da Igreja Católica fundado em Glasgow, no Reino Unido, em 1920, completa 100 anos.

A Stella Maris conta com mais de 1.000 capelães e voluntários que promovem do apostolado católico e a pastoral de atenção espiritual.

Nesse dia 4 de outubro, Dom Philip Tartaglia, arcebispo de Glasgow, vai presidir uma missa de ação de graças pelo centenário da Stella Maris. A celebração começa às 11h no Horário de Brasília, com transmissão ao vivo, via streaming, pelo www.stellamaris.org.uk/centenarymass.

XXV Congresso Mundial do Apostolado do Mar – Stella Maris

Uma das primeiras iniciativas para as comemorações do centenário, porém, deveria ser a realização do XXV Congresso Mundial que, devido aos limites impostos pela pandemia, ainda em março foi transferido para ser realizado de 3 a 8 de outubro de 2021, sempre em Glasgow, na Escócia.

A mudança de datas foi anunciada na época pelo cardeal Peter Turkson, prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

O próprio prefeito acaba de divulgar uma carta atualizando a situação e encorajando as comemorações através da criatividade na realização responsável de atividades nos países e apesar “da limitada liberdade de movimento”.

No texto, o cardeal percorreu a história e a missão da Stella Maris neste centenário, com capelães e voluntários – “apóstolos de várias nacionalidades”, que, a cada ano, realizam “ao menos 70 mil visitas de navios a mais de 1 milhão de marítimos” em cerca de 300 portos.

“A presença de vocês nos portos, já por si deveria ser uma demonstração da paternidade de Deus”

Estas foram palavras do Papa Francisco reconhecendo a atuação da “Stella Maris” numa audiência em junho de 2019, quando recebeu uma centena de capelães, voluntários e diretores nacionais que trabalham nos portos da Europa.

Além de oferecer assistência espiritual e material aos agentes da navegação marítima, pescadores e familiares, o Pontífice enalteceu o empenho diário para fazer girar a economia global através do transporte dos navios.

Já neste ano, de grandes desafios com a pandemia, o Pontífice pediu, através do vídeo de intenção de oração no mês de agosto, a união da Igreja para rezar pelas pessoas que trabalham e vivem do mar, no mundo inteiro,

Para este mês, de outubro, então, as atenções se voltam para as comemorações de aniversário de 100 anos da Stella Maris.“A presença de vocês nos portos, pequenos e grandes, já por si deveria ser uma demonstração da paternidade de Deus.”

De Apostolado do Mar a Stella Maris: a mudança de nome

A rede mundial da Stella Maris, mudou de nome. Para melhor representar o universo que compreende toda a organização, o ministério para as pessoas que trabalham e vivem do mar passa a ter uma única denominação: “Stella Maris”, um nome tradicionalmente usado para se referir a Nossa Senhora como a estrela polar que nos guia a Cristo.

O Pe. Bruno Ciceri, diretor internacional da Stella Maris no Conselho Pontifício da Santa Sé para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, divulgou um comunicado no último dia 20 de setembro anunciando a nova decisão – que também faz parte do centenário da organização.

De agora em diante, afirmou Padre Bruno, “o nome oficial que vai designar o apostolado da Igreja católica para as pessoas do mar será ‘Stella Maris’, que vai substituir o nome atual, ‘Apostolado do Mar’”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações e fotos Vatican News)

 

The post O “Apostolado do Mar – Stella Maris” comemora 100 anos com Missa de Ação de Graças appeared first on Gaudium Press.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 + dezessete =

Latest News

Missionários Saletinos no Brasil realizam 27º Capítulo Provincial

Durante o encontro, os religiosos saletinos escolherão o novo Conselho Provincial para o triênio de 2021 a 2023. Paraná –...

Violência anticatólica no Chile: Bispos Argentinos da Patagônia se unem em oração

Unimos a Vós, queremos estar perto de Vós em profunda comunhão de oração, nestes momentos de tristeza e angústia. São Carlos de Bariloche – Argentina...

Polônia comemorou 36º aniversário do martírio do beato Jerzy Popiełuszko

Em 19 de outubro de 1984, poucas horas após celebrar sua última missa, o Padre Popiełuszko foi sequestrado e torturado até a morte, por...

Como podemos buscar viver um vida de santidade?

O propósito dessa pequena série de textos é ajudá-lo a identificar se você tem vivido uma vida mundana e, em caso positivo, mostrar que...

Dom Paulo Cezar Costa é nomeado o novo Arcebispo de Brasília

Anunciada a nomeação do novo arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF), nesta quarta-feira, 21 de outubro. O Papa Francisco escolheu dom Paulo Cezar Costa,...

More Articles Like This